Resgate expõe condições degradantes em canil clandestino no Cariri
Resgate mobilizou organizações de defesa animal do Cariri
Natália Alves
23/12/25 10:30

Cerca de 121 animais foram resgatados em situação de maus-tratos, durante uma operação em um canil clandestino, em Brejo Santo. A ação foi realizada de forma conjunta entre entidades de defesa animal, ativistas e representantes da Secretaria de Proteção Animal do Ceará (Sepa). Na operação, realizada após denúncia anônima, foram encontrados cães e gatos de diversas raças, utilizados para reprodução e posterior comercialização.

Diante da situação, uma mulher, de 59 anos, que estava no local foi conduzida à delegacia, onde prestou esclarecimentos, onde um inquérito foi instaurado para dar prosseguimento às investigações acerca da conduta da suspeita. "Os animais foram encontrados em condições extremamente deploráveis. Diante da gravidade dos fatos, a responsável pelo local foi conduzida imediatamente à delegacia. Na ocasião, foi solicitado o pedido de prisão preventiva”, explicou a Sepa.

Os animais foram encontrados em situação inadequada de higiene, com sinais de debilidade, pelo embolado, com carrapatos, desnutridos, desidratados e com doenças de pele. Após o resgate, os animais foram encaminhados para ONGs da região do Cariri, para passar por avaliação clínica, cuidados especiais e tratamento médico-veterinário. Erich Douglas, protetor animal, afirmou que o ato de comprar animais é uma das formas de crueldade contra eles. “Enquanto muitas pessoas ainda optam pela compra, milhares de animais seguem em abrigos, lares temporários e nas ruas, esperando pela oportunidade de viver em dignidade”, pontuou.

Nas redes sociais, a população expressou sua revolta em relação ao caso, juntamente de organizações a favor da vida animal. O ativista da causa animal Glauber Oliveira, que acompanhou o resgate, afirmou que o cenário encontrado no local figura entre os mais graves que já presenciou ao longo de sua trajetória de atuação. “É uma cena que eu, como protetor, nunca vi na vida. Tanta covardia e tanto sofrimento de animais por questão de dinheiro para a venda”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE