JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Requalificação do Rio Granjeiro ocorrerá por etapas
Ações previstas incluem construção de galerias para escoamento das águas
Foto: Ascom Prefeitura do Crato
Joaquim Júnior
09/08/23 9:30

Durante retomada das atividades na Câmara Municipal, o prefeito de Crato, Zé Ailton Brasil, falou sobre o projeto de requalificação do Canal do Rio Granjeiro. Segundo o gestor, houve licitação da primeira e da segunda etapa do projeto. Entre as ações previstas, estão ampliação da vazão e construção de galerias para garantir escoamento das águas durante os tempos de chuvas.

Como destaca o professor Paulo Roberto, docente no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri, muitos projetos de engenharia requerem estudos interdisciplinares. “No caso específico de estudos socioambientais, a identificação preliminar da dimensão das interferências que a obra ocasionará no meio irá indicar a necessidade de aprofundamento da análise na forma de um subprojeto”. Dessa forma, ele aponta ser muito importante que as soluções de engenharia sejam entendidas como parte estrutural, concreta, de um plano mais amplo, e que este plano deve abranger, também, medidas não estruturais, tais como educação ambiental e legislação.

Segundo Paulo Roberto, que é doutor em Recursos Hídricos, em resposta aos mais diversos problemas, as soluções de drenagem urbana podem ser agrupadas em dois tipos de técnicas: as convencionais e as compensatórias. As primeiras estão baseadas na condução da água, por meio, por exemplo, de canais e galerias, como é o caso proposto. Já as segundas têm por princípio o emprego de estruturas de infiltração e armazenamento, que permitam a retenção da água na própria área da bacia, reduzindo vazões que escoariam para as estruturas de condução.

“A eficácia das técnicas, obviamente, será determinada pelo correto dimensionamento dos equipamentos de drenagem propostos. A prática mais moderna de drenagem urbana prima pelo emprego associado das técnicas convencionais e compensatórias como parte de projetos urbanísticos mais amplos, baseados no que se denomina infraestrutura verde, em que são atendidas as demandas da população, com garantias de sustentabilidade das boas condições ambientais”, apresenta o professor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE