Representatividade feminina
Foto: TRE.
08/10/24 9:21

Quatro municípios da Região Metropolitana do Cariri tiveram aumento na representatividade feminina no Legislativo. Juazeiro do Norte escolheu uma mulher a mais. Foram três em 2020 e quatro eleitas neste domingo (06). Crato e Missão Velha elegeram uma mulher a mais. São duas em cada município na atual legislatura e serão três em cada, a partir de 2025. Jardim terá duas vereadoras a mais. Lá, Câmara tem, atualmente, uma vereadora. No ano que vem serão três. O quadro atual nesses municípios é composto por sete vereadoras. Agora, juntas, as cidades contabilizam nove nomes. Os outros municípios que compõem a RMC - Nova Olinda, Caririaçu, Farias Brito, Barbalha e Santana do Cariri -  não registraram aumento na representatividade feminina.

Farias Brito

Deda (PDT) é reeleito prefeito do município de Farias Brito, com 54,76% dos votos. Dr. Vandervelde (PT) obteve 45,24%. A disputa municipal retratou o cenário estadual, após o racha entre o PT e o PDT. Em discurso de vitória, Déda afirmou que vai trabalhar ainda mais pela cidade. 

Antonina do Norte

O candidato do PDT, Antonio Filho, foi reeleito prefeito de Antonina do Norte com 82,29% dos votos. Pelo partido do MDB, Elma Alves ficou em segundo lugar, com 17,71% dos votos. Com a vitória, o atual prefeito assume o Executivo pela quarta vez. 

Mauriti

O atual prefeito de Mauriti, João Paulo (PT), foi reeleito com 71,89% dos votos. O candidato Wellington Nova Onda (PDT) obteve 28,11%.  O prefeito reeleito gravou um vídeo de agradecimento à população e reafirmou o compromisso com as demandas locais. 

Milagres

O município de Milagres elegeu Derson (MDB) como novo prefeito da cidade. O candidato obteve 52,58% dos votos. Em segundo lugar, ficou Dr. abraão (Solidariedade) com 46,48%. O terceiro nome, Jorge de Dona Iracy (PSDB), obteve 0,94% dos votos. 

Nomes femininos PT e PSB

PT e PSB foram as siglas que elegeram mais nomes femininos para as câmaras do Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha). Pelo Partido dos Trabalhadores, Juazeiro elegeu Jaqueline Gouveia. Já o PSB ganhou dois nomes: Rita Monteiro e Auricélia Bezerra. Em Crato, o PT manteve o nome feminino de Lourdes de Carlim, representando o grupo. Em Barbalha, o PSB ganhou representatividade com o nome de Cícera Show. O partido Podemos fez um nome em Juazeiro: Pergentina Jardim; o Avante elegeu Nagila Coriolano, em Crato; e o Republicanos fez um nome em Barbalha: Gely do Hospital. 

Altaneira elege Késia Alcântara

Kesia Alcântara (PSB) é eleita prefeita do município de Altaneira, com 52,82% dos votos. Silvana Andrade (PT) obteve 47,18% dos votos.   Altaneira foi o único município do Cariri a ter uma disputa somente entre mulheres nas eleições deste ano. Além do apoio do Governo do Estado, a candidata do PT, Silvana, contava com lideranças como o atual prefeito Dariomar Rodrigues. Por outro lado, ao longo da campanha, Kesia foi ganhando apoio de lideranças locais, a exemplo da vereadora Rafaela Gonçalves, nome da oposição que saiu do PT e passou a apoiar a candidatura da prefeita eleita.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ