Jornal do Cariri
Região apresenta redução em índices de violência
Crimes Violentos Letais Intencionais tiveram queda de 38,23% no primeiro bimestre deste ano
Resultados são atribuídos às ações das forças de segurança. Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
16/03/21 11:00

A Área Integrada de Segurança (AIS) 19, que abrange municípios da região do Cariri, apresentou redução em índices de criminalidade nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Dados do setor de estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam que os Crimes Violentos Letais Intencionais tiveram queda de 38,23% no primeiro bimestre deste ano, quando comparado com o ano anterior, sendo 68 registros no ano passado e 42 no atual. As forças de segurança atribuem os resultados positivos às ações realizadas, que não foram interrompidas durante a pandemia de covid-19.

Ainda segundo as estatísticas da SSPDS, a AIS 19 teve queda tanto em furtos, com diminuição de 25,44%, sendo 680 registros no primeiro bimestre de 2020 e 507 no de 2021, como também nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio, caindo de 432 para 347 (-19,67%). No bimestre, foram apreendidas 0,66 kg de cocaína e registrados 36 crimes de violência sexual. Em relação às apreensões de armas de fogo, o crescimento foi de 46,15%, chegando a um total de 95 apreensões, um dos maiores números do estado.

O Tenente Lindemberg Alencar relata que a redução apresentada se dá devido ao trabalho integrado que as forças de segurança têm realizado na região. Ele conta que, no ano passado, várias operações de combate à criminalidade foram realizadas, o que, a curto e longo prazo, têm efeito benéfico na segurança pública. Entre os resultados, ele cita a prisão de lideranças do crime, fechamento de fábricas de armas, desarticulação do tráfico e apreensão de drogas e munições.

“O segredo é o trabalho em conjunto, em parceria, integrado. Trabalho com inteligência policial militar que a gente tem desenvolvido e o empenho dos nossos policiais, de todas as tropas da região que têm trabalhado para garantir segurança pública de qualidade para a população”, enfatiza. Ele lembra, inclusive, que a PM atua, durante a pandemia de covid-19, na fiscalização dos decretos governamentais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ