Jornal do Cariri
Reforma em relógio da Praça Padre Cícero é concluída
Equipamento é um dos poucos no mundo que representa as fases da lua
Mecanismo encontra-se em período de observação. Foto: Ascom Juazeiro
Joaquim Júnior
20/11/20 8:30

O relógio localizado na coluna da Hora, na Praça Padre Cícero, teve a reforma concluída e já está montado e funcionando. A informação é da Direção de Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte. O equipamento é um dos poucos no o mundo que representa as fases da lua. O  projeto fez parte da última etapa de reforma da Praça Padre Cícero.

Conforme apresentou a Direção, o processo teve como intuito resgatar o equipamento, nos moldes artesanais, o que inclui a restauração da estátua de Padre Cícero, em tamanho original, em frente à coluna. O monumento foi inaugurado pelo próprio sacerdote. O relógio encontra-se em período de observação por parte do mestre relojoeiro, que está executando o ajuste fino da máquina, um procedimento padrão, e que visa o funcionamento ideal do relógio.


Conforme informações da Secretaria, já foram instalados totens e, nos próximos dias, serão afixadas placas, que fazem parte do projeto inicial, voltadas para a educação patrimonial com textos históricos e informativos sobre o desenvolvimento da praça, da parte urbana e do paisagístico. Aborda, ainda, a arte de fabricar relógio em Juazeiro do Norte, com foco no Mestre Pelúsio, a estátua em bronze do Padre Cícero, inaugurada em 1925 pelo próprio sacerdote, além dos casarões no entorno da praça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ