Reeleição do prefeito Guilherme é a eleição menos disputada no Crajubar
01/10/24 0:00

O desempenho eleitoral do prefeito Guilherme Saraiva é surpreendente. É o franco favorito para permanecer à frente da prefeitura de Barbalha por mais quatro anos. A sua reeleição, hoje, estaria assegurada, segundo a pesquisa do Instituto Paraná-CN7-REDEPLUS- Jornal do Cariri. Todos os indicadores do prefeito Guilherme têm alto índice de aprovação popular. A sua administração em Barbalha é aprovada por 74,1%. E desaprovada por 22,4%. As notas de ótimo e bom do governo Guilherme atingem 57,6% contra apenas 14,7% de ruim e péssimo. O desempenho do Governo Guilherme em Barbalha supera ao governo Elmano - 72,2% de aprovação e 23,1% de reprovação - e também de Lula - 70,7% de aprovação contra 26,6% de desaprovação. Com esses índices positivos de aceitação e credibilidade, a conquista de um novo mandato pelo Guilherme Saraiva é natural nas eleições de Barbalha. Na pesquisa Paraná, divulgada nesta segunda (30), Guilherme Saraiva lidera tanto na situação eleitoral espontânea quanto na estimulada, e ainda tem a menor rejeição- 24,7% contra 33,6% de Antonio Neto. Na pesquisa espontânea, Guilherme Saraiva lidera com 39,1% contra 15%, do candidato Antonio Neto. Na estimulada, a diferença a favor de Guilherme Saraiva contra Antonio Neto é avassaladora: 31,9 pontos percentuais. Os números mostram o prefeito Guilherme com 59,7% contra 27,8% do candidato Antonio Neto. Ao ser indagado sobre esse favoritismo de sua reeleição, o prefeito Guilherme, ao avaliar os dados que apontam sua vitória no dia 06 de outubro, foi mais uma vez muito humilde: “estou muito feliz, por esse reconhecimento. Mas, até domingo, vamos trabalhar mais, para vencermos e continuarmos cuidando de nossa gente, em Barbalha, com amor e respeito”.

Camilo está confiante em eleger Fernando
O ministro Camilo Santana considera a eleição em Juazeiro do Norte resolvida, com a vitória do candidato Fernando Santana. Essa análise do ministro Camilo sofre contestação do prefeito Glêdson Bezerra. Sem medo de errar, Glêdson acredita que Juazeiro o elegerá, sendo assim o primeiro prefeito a ser reeleito. Camilo mantém a sua confiança no êxito eleitoral da candidatura de Fernando, porém tem cobrado atitude dos aliados. Pede determinação de todos, para que intensifiquem o trabalho por toda esta semana, ampliando o número de agendas nos bairros e os contatos corpo a corpo, nas caminhadas com a presença dos candidatos Fernando e Maricele Macedo. Camilo, que nesta terça (1º) estará em Mombaça, irá se dedicar a Fortaleza e ao Crajubar, dividindo o seu tempo entre Juazeiro do Norte e o Crato. Camilo tem dito que a sua parte, ele irá fazer, para assegurar o sucesso nas urnas dos candidatos do PT. E como a maior liderança política do Ceará, o ministro Camilo tem dado forças para que as campanhas de seus candidatos mostrem empolgação nas ruas e no contato com o povo. Tem cobrado entusiasmo de todos os aliados de Fernando Santana e André Barreto. O quadro eleitoral que não preocupa Camilo é Barbalha, mas mesmo assim, ele cumpriu agendas no final de semana, prestigiando uma carreata do prefeito Guilherme Saraiva.

Reforço na campanha de André no Crato
Preocupado com o rumo da campanha na disputa do Crato, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), enviou o seu irmão, Tiago Santana, para reforçar a campanha na última semana. A presença de Tiago foi avaliada como positiva e sela o compromisso de Camilo com o Crato. Camilo está organizando uma série de agendas para esta semana no Crajubar e o Crato deve ser o município mais visitado pelo ministro. Camilo tem entre seus principais objetivos políticos nas eleições municipais no Ceará este ano, a eleição dos petistas no Crato, em Juazeiro e em Barbalha. Dos três, o Abolição avalia o Crato como a situação eleitoral mais complicada, mas aposta na reversão com a força e prestígio do ministro Camilo. Na campanha, Tiago tem contribuído com ideias estratégicas e dado sugestões para melhorar a organização da campanha de André Barreto, nos últimos dias. Tiago acompanha a história eleitoral de Camilo e tem experiência. A chegada de Tiago Santana tem sido bem recebida.

Manoel Salviano anuncia apoio a Glêdson
O ex-prefeito e ex-deputado federal, Manoel Salviano Sobrinho, assumiu publicamente o apoio à candidatura do prefeito Glêdson Bezerra em Juazeiro do Norte. Ao lado do ex-deputado estadual Vasques Landim, Salviano desceu em caminhada com Glêdson, pela rua São Benedito, um dos termômetros das campanhas eleitorais em Juazeiro. Foi a primeira adesão de peso, que Glêdson conseguiu desde o início da campanha eleitoral. As últimas posições políticas do empresário Manoel Salviano sempre estiveram ligadas ao PT, articuladas pelo deputado estadual e candidato da oposição juazeirense, Fernando Santana. Na base de Fernando Santana, a declaração de apoio era esperada. Portanto, a avaliação é que não há prejuízos à campanha petista. Na base de apoio de Glêdson,  houve comemoração, com a análise que Salviano ainda tem influência sobre parcela dos eleitores de Juazeiro do Norte. E é mais um apoio a reforçar à reeleição do prefeito Glêdson.

Polícia Federal está presente em todo Cariri
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, confirmou, nesta segunda (30), o envio de força federal para o Ceará. E parte dessa tropa que será enviada para nosso estado será deslocada para o Cariri. Caberá ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Ceará, desembargador Raimundo Nonato, definir quais serão os municípios que receberão as tropas federais. Juazeiro do Norte deve ser uma das prioridades a contar com esse reforço, para coibir a compra de votos e garantir eleições limpas e tranquilas. Há uma preocupação do presidente do TRE-Ceará, desembargador Raimundo Nonato, com a interferência nas eleições por parte das facções. No Cariri, a inteligência da polícia identificou a força dessas organizações criminosas em 06 municípios. Nessas cidades, as facções estão financiando candidaturas. Essa verdade é incontestável. Daí, o esforço do presidente Raimundo Nonato num trabalho silencioso em barrar essa interferência nas eleições, tanto no Cariri, quanto nas outras regiões do Estado. O quadro atual preocupa. Já são cinco prefeitos que receberam ou continuam sendo ameaçados de morte: Cirilo Pimenta(Quixeramobim), Saul Maciel(São Benedito), Iraldice Mão Cheirosa(Graça), Rosário Ximenes(Canindé) e Antonio Martins(Cariré).

Disse me disse:
Pesquisa Paraná no Crato apontou a liderança do candidato Aloísio Brasil com 46,3%, contra 36,1% de André Barreto. Lucas Brasil teve 5,8%.

O dinheiro apreendido no Banco do Brasil, na semana passada, pertence a Construtora Ampla, que assumiu ser proprietária dos R$500 mil.

Esse dinheiro continua sob posse da Polícia Federal, que investiga se essa grana era para pagamentos da construtora ou doação do caixa 2 para um candidato a vereador em Juazeiro.

O candidato da oposição do Crato, Aloisio Brasil, acabou esbarrando com o governador Elmano de Freitas na sexta-feira (27), em um restaurante.

Os dois estavam almoçando no mesmo local, mas em áreas diferentes. O clima foi amistoso, mas não houve cumprimentos. Elmano como sempre, foi educado.

Articuladores ligados ao prefeito Zé Ailton têm procurado um diálogo com coordenadores do candidato do PSDB, Lucas Brasil. A ideia é unir forças no apoio a André Barreto. Aloisio Brasil também entrou no jogo pelo apoio de Lucas Brasil.

Apesar da tentativa, os coordenadores de Lucas estão irredutíveis em manter a campanha dele a qualquer custo. Lucas disse que é candidato até o fim.


Desculpe a ignorância, quem tem coragem de ir sacar dinheiro para campanha no banco, para enfrentar a Polícia Federal, na porta da agência bancária no Cariri?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ