Jornal do Cariri
Recomendações sem fim
18/05/21 0:00

O Ministério Público do Estado tem acompanhado de perto a vacinação nos municípios. Semanalmente, são emitidas recomendações às prefeituras para garantir transparência na aplicação das doses da vacina contra o covid-19. Entre os dias 11 e 13, pelo menos seis municípios do Cariri receberam notificações para que adotem medidas para priorizar a imunização de grávidas, puérperas, idosos, pessoas com comorbidades e com deficiência. Nos locais de vacinação deve ser cobrada a apresentação de documentos de idosos e de atestado médico para confirmar a comorbidade. Diante da escassez de vacina, é importante a garantia das prioridades. Notificados com as orientações, Barbalha e Juazeiro do Norte disseram estar atuando dentro das determinações. Jati, Mauriti, Penaforte e Porteiras também devem se adequar, sob pena de responder a medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis. No estado foram 18 municípios notificados.

Fraude na cota

Os partidos de Mauriti parecem se especializar em fraudar a cota de gênero nas eleições. Do último pleito, três siglas são investigadas por apresentar candidatas femininas fantasmas. Pros, PDT e DEM, são investigados pelo Ministério Público Eleitoral e o promotor Leonardo Marinho já ajuizou ações contra os partidos, mas não houve tempo hábil para os julgamentos. Na cidade não tem promotores e juízes titulares, o que dificulta os trabalhos. Apesar das dificuldades, o promotor garante que as fiscalizações em torno das candidaturas fictícias continuam e os partidos serão responsabilizados. Apenas o Pros se manifestou. Disse que a candidata desistiu nos últimos dias e não houve tempo para substituir. No Ceará foram 16 ações por fraude à cota de gênero, em 12 Câmaras. Outros casos são investigados em Santana do Cariri.

Indo à luta

O prefeito Altaneira, Dariomar Rodrigues, continua vivendo seu inferno astral político-administrativo. Em silêncio sobre polêmicas como o precatório do antigo fundef, na última semana, o gestor mudou a estratégia. Continua em silêncio sobre as polêmicas, mas parece ter resolvido ir à luta para abafar as críticas. No dia 12, Dariomar esteve no Palácio do Abolição, com o governador Camilo Santana. Dariomar disse, nas redes sociais, que Camilo se comprometeu em dar andamento às obras paralisadas e das novas reivindicações. O estádio municipal e o Centro de Educação e Cultura, além de novas praças, estão entre as promessas. Nas solicitações, o anel viário no entorno da Lagoa com destino a Assaré. Animado com o resultado da conversa, Dariomar disse que voltará à Fortaleza nos próximos dias para encaminhar os projetos. É torcer para dar certo.

Em boa companhia

O prefeito de Aurora, Marcone Tavares, também parece ter entendido que para uma boa gestão é preciso muita articulação. No último dia 14, o prefeito acionou seu maior apoiador, o deputado estadual Fernando Santana, para peregrinar em Fortaleza e viabilizar obras e projetos para o futuro. Na companhia de Fernando, o prefeito Marcone esteve na Superintendência de Obras Públicas do Estado e conseguiu a promessa da construção da estrada que liga o distrito de Ingazeira à Missão Velha. O secretário Quintino Vieira fechou o compromisso garantindo para breve o projeto. Antes, Marcone e Fernando conseguiram viabilizar uma base do Raio para a cidade. Marcone não esconde a importância da articulação de Fernando para a viabilização da reivindicação das comunidades, prometida pelo governador Camilo Santana ainda nas eleições de 2020.

Cumprindo a palavra

Como ameaçou há pouco mais de uma semana, o prefeito de Farias Brito, Deda Pereira, decretou lockdown a partir do dia 13. Em sua primeira live sobre a situação do covid-19 no Município, no início de maio, Deda havia observado a necessidade dos casos recuarem, sob pena de impor o isolamento social rígido. Sem recuo, o prefeito cumpriu a palavra e decretou, ainda, a proibição da venda de bebidas alcoólicas para evitar festas clandestinas e aglomerações. Além disso, o Município está sob toque de recolher. As medidas duras foram tomadas após reunião da comissão formada por representantes de órgãos das prefeituras como a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Segurança Pública e Procuradoria. Tudo apresentado na live. O ponto negativo: prefeito, procurador e secretária de Saúde estavam sem máscaras durante o anúncio. Fica o mal exemplo.

Mão na massa

As populações de Porteiras e Potengi parecem ter cansado de esperar pelas ações dos prefeitos Fábio Pinheiro e Edson Veriato, respectivamente. Nas duas cidades a população colocou a mão na massa para resolver problemas de manutenção e infraestrutura dos municípios. No dia 15, a comunidade do Sítio Vieira, em Porteiras, se organizou em regime de mutirão e iniciou a reforma da estrada conhecida como “Ladeira do Bué”. Em um vídeo gravado durante os trabalhos, a comunidade confirmou que a estrada está há quatro anos sem reparos e garantiu que não acredita mais em vereadores e no prefeito para resolver o problema. No mesmo dia 15, em Potengi, o mutirão aconteceu em uma quadra de esportes, onde o mato estava invadindo o equipamento público. Nas redes sociais, o prefeito Edson Veriato foi alvo de muitas críticas pela inoperância.

Enquanto isso...

... Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Nelinho Freitas aprovou requerimento de “Moção Honrosa” ao idealizador do Capacete Elmo, Marcelo Alcântara. Marcelo é o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará e se destacou ao criar o mecanismo não-invasivo para tratar pacientes com insuficiência respiratória devido a covid-19.

... Nelinho destacou os inúmeros benefícios do equipamento criado por Marcelo Alcântara. O dispositivo pode evitar a intubação de pacientes em 60% dos casos, conforme demonstraram estudos clínicos; além de ser reutilizado numa tecnologia de baixo custo em comparação a outros recursos, como os ventiladores mecânicos.

... No mesmo embalo de atuação, Guilherme Landim, outro deputado caririense, anunciou a articulação para novos projetos a serem desenvolvidos nos municípios do Cariri. Guilherme esteve com Nelson Martins, assessor especial de relações institucionais do Governo do Estado, no dia 13, que prometeu encaminhar as reivindicações.

... No mesmo dia 13, Guilherme fez visitas com o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, ao secretário executivo das Cidades, Paulo Henrique Lustosa. Sozinho, o deputado, também visitou o secretário de Planejamento do Estado, Mauro Filho. Todas as visitas tratando de projetos do interesse de diversos municípios cearenses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ