Jornal do Cariri
Recenseadores do IBGE enfrentam dificuldades em coleta de dados
Crato tem o menor percentual de domicílios recenseados no Crajubar
Foto: Divulgação IBGE
Geneuza Muniz
08/11/22 18:30

O Censo Demográfico do IBGE caminha para a reta final da coleta de dados. Mas, de acordo com coordenadores, os recenseadores têm enfrentado dificuldades. O prazo inicial de três meses, até 28 de outubro, estendeu-se por mais dois e seguirá até 28 de dezembro de 2022. Para sanar esses problemas, membros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) têm buscado parcerias com as secretarias dos municípios, para que os recenseadores realizem seu trabalho.

De acordo com Joana Darc Balbino, coordenadora de Área de Juazeiro do Norte, a pauta foi discutida junto com o secretariado do Município. “Esclarecemos a situação e montamos uma logística”. Ela também comentou sobre os problemas enfrentados pelos recenseadores. “O interessante é que o número de recusas é grande, mas às vezes nem é o morador que recusa. Os síndicos estão dificultando a coleta, impedindo os recenseadores de entrar nos edifícios”.

Dentre os problemas enfrentados estão: Déficit de recenseadores, impossibilidade de comunicação, segurança pública e acessibilidade, por parte dos recenseadores. Até o momento, o município do Crajubar com menor percentual de domicílios recenseados é o Crato, com 60,1%. Juazeiro do Norte está com 71,2% e Barbalha com 76,6% de conclusão. O percentual no Estado é de 68,5%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ