Jornal do Cariri
Rachadinha da primeira-dama de Salitre vira CPI na Câmara
22/11/22 0:00

O prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides, teve mais uma investigação aberta na sessão da Câmara do dia 18. A Casa aprovou requerimento do vereador Novinho, para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar rachadinha comandada pela vereadora e primeira-dama, Fátima de Dodó. Ao lado do irmão do prefeito, conhecido como Denival, diretor do Departamento de Pessoal, a primeira-dama é acusada de organizar um esquema de desvio de recursos públicos, através de indicações de servidores contratados. A denúncia, baseada no vazamento de um áudio de Denival, também é investigada pela Policia Civil, por meio da “Operação Dimidium”. No áudio, Denival explica a metodologia e dá nomes de favorecidos. A Polícia Civil já realizou busca e apreensão, e a Câmara formará a comissão em 10 dias. Na Câmara, a investigação pode derrubar os mandatos da vereadora e do prefeito. No caso da polícia, pode dar cadeia.

Em Milagres, prefeito precisa dialogar com servidores

Reconhecido por uma boa articulação na política estadual e regional, além da boa relação com a Câmara, o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, parece patinar quando o assunto é diálogo com servidores. No dia 15, servidores da Saúde protestaram contra salários atrasados, que foram pagos no dia seguinte. A categoria reclama da falta de diálogo do prefeito Figueiredo. No dia 17, foi a vez dos guardas municipais ameaçarem ingressar na Justiça para se reunir com o prefeito. Segundo o sindicato da categoria, os guardas tentam sentar com o gestor, desde junho deste ano, para conversar sobre salário, cursos de formação, auxílios e outros direitos. A falta de diálogo tem causado desgaste para a gestão Figueiredo.

Câmara de Abaiara quer resposta do prefeito Afonso

Desde que foi revelado o rombo de R$ 2,2 milhões no repasse das contribuições previdenciárias dos servidores de Abaiara, o prefeito Afonso Tavares silenciou junto à população. No dia 7, o vereador Ricardo Leite pediu a presença do prefeito para explicar o desfalque, mas a gestão não deu resposta. Na Câmara, a expectativa, com base em informações não oficiais, é que Afonso compareça na sessão desta terça-feira (22). A única tentativa de comunicação de Afonso, após a instalação da crise, foi uma carta ao povo de Abaiara, que não falou nada sobre o rombo. O desfalque foi identificado em auditória da Receita Federal. Servidores prometem cobrar o prefeito de forma direta: “Cadê o dinheiro, Afonso?”

Chegando a hora da verdade para Aniziário em Jardim

A base do prefeito de Jardim, Aniziário Costa, começa especular sobre seu sucessor. Uma coisa é certa, vai ter disputa pela indicação e Aniziário pode ser atropelado pela força dos grupos que estão ao seu lado. Pelo menos, três cogitam a indicação; claro, nada oficial, apenas articulações. Pela fidelidade, o vice Antônio Roriz leva vantagem. Mas, Giovanni Sampaio, vice-prefeito de Juazeiro, tem sido sondado. Giovanni conta, ainda, com a opção da ex-candidata Cremilda Bringel, que tem boa circulação em todos os grupos. Ao lado de Antônio Neto, nomes como do seu pai, Pequim, e do seu tio Fernando, também são cogitados. Do PT, o nome seria de Júnior Coutinho, que é descartado pela base e o próprio Aniziário.

Enquanto isso...

Ainda em Jardim, a oposição continua patinando na escolha do nome para a disputa de 2024. Não há consenso entre o ex-prefeito Fernando Luz e aliados como Pelé e Clea Luz, ex-candidatos da oposição.

Nas últimas eleições, Pelé e Clea enfrentaram Fernando, ao escolher candidato fora da sua indicação. Fernando não superou a independência e a dupla Pelé e Clea podem marchar juntos, mesmo contra Fernando.

Em Tarrafas, explodiu uma crise na Câmara. Os vereadores António Neto, Sonha Germano e António Wadir denunciaram o presidente Neto do Chiquinho, por uso da máquina pública para desviar recursos.

A denúncia, já encaminhada à Procuradoria de Justiça do Estado, aponta a existência de funcionários fantasmas na Casa, nomeados pelo presidente. Em nota, o presidente Neto do Chiquinho negou as acusações.

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ