Jornal do Cariri
Queda de braço pelo controle do PT de Jardim continua
19/09/23 0:00

O rompimento entre Pequim Roriz e o prefeito Aniziário Costa (PT) está consolidado. É o que garante a base de Pequim, que trabalha forte para tomar o PT e inviabilizar qualquer nome articulado por Aniziário. Depois de anunciar a parceria com Júnior Coutinho, agora, Pequim chamou seus liderados, Zé Barreto, a ex-vereadora Dolores, a vereadora Liliana e o ex-prefeito João Cláudio, para um encontro com o deputado estadual Fernando Santana, no dia 13, em Juazeiro do Norte. Depois da reunião, o grupo garantiu a esta coluna que o comando do partido permanece com a ex-vereadora e presidente da sigla, Donizete Coutinho, e que indicará o nome para 2024, independente do aval do prefeito Aniziário. No dia seguinte, dia 14, Aniziário postou foto com Fernando, agradecendo o apoio. Ficou a dúvida. No sábado (16), o PT realizou uma Plenária e filiou o vice-prefeito Antônio Neto, provável nome do grupo. Mas, a informação é que a Plenária não teve o apoio da direção estadual. Aniziário não foi a Plenária.

Enquanto o PT de Jardim briga, outros se fortalecem

A disputa pelo controle do PT de Jardim virou oportunidade para outras lideranças políticas do Estado. O PSD de Domingos Filho começou a fazer incursões para se fortalecer no Município, visando à disputa de 2024. Tem nos seus quadros a ex-candidata - e bem colocada nas pretensões de votos local - Cremilda Bingel, e articula a filiação da ex-candidata Clea Luz ao partido. Consultada sobre a possibilidade, Cremilda, como presidente, deu o aval. Cremilda apoiou Aniziário, mas descarta uma candidatura imposta na última hora e não participou de nenhuma ação política do grupo de oposição, que está em formação. A aliança com o grupo do ex-prefeito Fernando Luz pode cair como uma luva no futuro político de Cremilda.

Prefeito quer reformar Prefeitura

O prefeito de Araripe, Cícero de Deus (PDT), vai gastar, por meio de empréstimo, R$ 3,1 milhões para implantar energia solar nos prédios públicos e reformar a Prefeitura. Tudo com a anuência da Câmara. O empréstimo, aprovado por unanimidade em julho de 2022, voltou ao debate na semana passada, quando o Legislativo autorizou o desmembramento do recurso para fazer a reforma do prédio da Prefeitura. Nada fora do anormal, não estivesse a gestão, segundo denúncias da oposição, com atrasos de três meses nos salários dos servidores. O ex-prefeito Giovane Guedes (PT) questiona a capacidade de pagamento do Município e acusa o gestor de não ter articulação para atrair os recursos sem a necessidade de empréstimo.

Escândalo da “Gasolina Podre” chega à Justiça

Depois de cinco anos desde a denúncia na Câmara, a operação “Gasolina Podre”, do Ministério Público, chega à Justiça para julgamento. Segundo informações do próprio Ministério Público, o julgamento iniciou no dia 12, mas não se sabe o resultado. O caso motivou a cassação do então prefeito, Afonso Sampaio. A investigação descobriu superfaturamento nos preços com adulteração de planilhas entre 2016 e 2019. São réus, além de Afonso, um empresário e dois secretários à época. Nas oitivas foi decisivo o depoimento de uma funcionária do posto, que garantiu: o dinheiro era entreguea Afonso. A queda de Afonso abriu caminho para o atual prefeito Ítalo Brito se consolidar como principal liderança no Município.

Enquanto isso...

O prefeito de Campos Sales, João Luís, recebeu o aval da direção estadual do PT para ingressar no partido. Preocupado com alguns posicionamentos de militantes locais, o prefeito temia pelo seu futuro na sigla.

O aval veio do deputado federal José Guimarães, que articula a realização de um encontro para anunciar a filiação. No encontro, Guimarães promete empossar João Luís como presidente do partido no Município.

Em Santana do Cariri, o ex-vereador Padro de Gerson deve mesmo ser o nome da oposição em 2024. Filiado ao MDB, Pedro espera o empenho do deputado federal Eunício Oliveira na sua campanha. Mas, há dúvidas.

Eunício foi votado pelo grupo de Pedro de Gerson em 2022, mas com um resultado abaixo do esperado. Foi o segundo colocado com 1,3 mil votos, contra 3,2 mil do deputado Idilvan Alencar, apoiado pelo prefeito Samuel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ