Jornal do Cariri
Quarentena aumenta consumo residencial de água
Permanência das pessoas em casa elevou o consumo de água.
Foto: Agência Brasil
Robson Roque
04/08/20 19:00

O isolamento social, adotado como medida para conter a disseminação do novo coronavírus, completará cinco meses daqui a alguns dias. A permanência das pessoas por mais tempo em casa tem acarretado elevação do consumo de água em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Diante deste cenário, a Sociedade Anônima de Água e Esgoto de Crato (Saaec) lançou campanhas, por meio das redes sociais, conscientizando a população cratense a consumir o bem de maneira mais racional.

“Isso [consumo elevado] nos deixa muito preocupados e, por isso, intensificamos o trabalho de, através das redes sociais, buscar, junto aos consumidores, que procurem otimizar o uso em vários aspectos internos do domicílio”, diz o presidente da Saaec, Yarley Brito. Ele cita que hábitos como escovar os dentes e tomar banho devem ser feitos de forma consciente. Sugere, também, que as famílias deixem para lavar roupas em maior quantidade. “Na pandemia há necessidade de higiene. Então, a gente pede que tudo isso seja cumprido, mas que tenha uma consciência na busca de fazer com racionalidade”.

Em Juazeiro do Norte, a média mensal de consumo de água por ligação saltou de 9,82m³ (metros cúbicos), no primeiro semestre de 2019, para 9,99m³ nos primeiros seis meses de 2020. Em Barbalha, analisando os mesmos períodos, houve elevação de 10,51m³ para 10,58m³. A Cagece também fez campanhas para o consumo responsável de água no período de quarentena, inclusive para que os consumidores garantam isenção da tarifa de água. Imóveis no padrão básico, com consumo de até 10m³ por mês, estão isentos entre abril a agosto. “A medida faz parte das ações estratégicas do Governo do Ceará no combate ao coronavírus no Estado e tem como objetivo garantir a prestação dos serviços para as famílias de baixa renda”.

Os imóveis de maior padrão, pertencentes às famílias de classes média e alta, nas três cidades, tendem a ser os que mais consomem água. Yarley Brito confirma que as residências com piscinas, em Crato, são as que mais consomem o bem durante a pandemia. Ele diz que, como as pessoas não podem sair de casa, por conta do isolamento, o banho de piscina é mais frequente. O consumo de energia também tende a ser maior por conta da quarentena. O Jornal do Cariri manteve contato com a Enel, que gerencia o abastecimento de energia nas três cidades, mas fomos informados de que a companhia não possui dados locais, somente o cômputo de todo o Ceará.

Baixe a versão semanal do Jornal do Cariri no botão IMPRESSO, localizado na barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ