Jornal do Cariri
Quando pode haver segundo turno em uma eleição?
Confira quando há necessidade de um segundo turno eleitoral
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
Juliana Sátiro
11/11/20 14:00

Neste próximo domingo (15) acontecerão as eleições municipais em todo Brasil. Porém, algumas dúvidas ainda são frequentes entre a população, uma delas é sobre a realização de um provável 2º turno, o que não acontece no Cariri. Todos os municípios da região elegem seus próximos governantes ainda no primeiro turno.

As definições sobre a segunda ida às urnas no processo eleitoral constam na Constituição Federal, podendo ser encontradas nos artigos 28, 29, inciso II, e 77. Entre elas estão a necessidade do município ter pelo menos 200 mil eleitores  - dado este que nenhuma cidade do Cariri alcança.

Para que um candidato seja eleito, é necessário que ele obtenha mais da metade dos votos válidos, sendo excluídos os brancos e nulos, constituindo o critério da maioria absoluta de votos. Se a quantidade de votos suficiente não for atendida, ocorrerá o segundo turno, no qual concorrerão somente os dois candidatos que foram mais votados no primeiro turno. 

Em casos de morte, veto da candidatura ou desistência antes da realização do 2º turno, será convocado o candidato que obteve maior número de votos no primeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ