Jornal do Cariri
Quadro da pandemia gera preocupação
Donizete Arruda
13/04/21 0:00

A flexibilização do isolamento social rígido em vigor no Ceará desde esta segunda (12), mantendo o toque de recolher das 20h às 05horas, é um debate que merece ser ampliado com toda a sociedade do Cariri. O covid está crescendo num modo exponencial. Essa constatação é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa dura realidade é uma oportunidade de se avaliar o quadro da pandemia no Estado. Os números são assustadores e as soluções não veem a luz no fim do túnel. O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, alertou que “as vacinas são vitais e poderosas. Mas não são e não devem ser os únicos instrumentos” para combater a pandemia do coronavírus. Tedros voltou a implorar que o governo do presidente Bolsonaro, governos estaduais (Camilo Santana) e prefeituras no Brasil (Cariri) adotem medidas de distanciamento social, uso de máscaras, lavem as mãos, além de testes e isolamento. “São essas as medidas que funcionam”, disparou o diretor-geral da OMS. Tedros perdeu a paciência com o Governo Bolsonaro, pois o Brasil e seu povo não estão fazendo o correto, colocando o mundo em risco, diante de uma crise sanitária advinda de mutações originárias do covid. O quadro é gravíssimo.


Dados do Ceará obriga você a pensar


O Comitê Científico do Governo do Ceará orientou o Governo Camilo a reabrir o Estado. A situação econômica impôs essa medida. Contudo, é essencial que todos conheçam os números da pandemia no Estado. Voltamos a trabalhar, mesmo com a taxa de ocupação estando em 93,5% das UTIs. E crescendo. Por que: Simples responder. A taxa de positividade nos testes de covid está em 44,56%. Tradução: de cada 100 testes realizados, 44 pessoas estão infectadas. Um índice alarmante. Nesse cenário, faltam leitos e UTIs no Ceará: atualmente, há uma carência de 899 pacientes esperando leitos, sendo 537 UTIs e 362 enfermarias. Esses dados variam a todo o momento e podem ser conferidos no IntegraSUS. Sem querer alarmar, mas já impressionando, dos 184 municípios do Ceará, 177, ou 96% estão em nível de risco altíssimo de contaminação por coronavírus. O Cariri quase todo.  

Governador Camilo alvo de críticas

Os grupos ligados ao movimento da direita conservadora no Cariri estão aumentando o volume de comentários negativos contra o governador Camilo Santana. Essa operação é liderada por empresários, antes adeptos do Governo, mas que ficaram descontentes com o último lockdown na região. A maioria deles não fechou totalmente os estabelecimentos e chegou a desafiar o Governo do Ceará a obrigá-los a fechar. O resultado é que os casos de mortes por covid dispararam no Cariri. Apesar do avanço das críticas, essas manifestações não conseguiram viabilizar um protesto pela abertura total da economia, que aconteceu em vários estados do País. A bandeira de apoio integral ao presidente Bolsonaro acabou dividindo e desarticulando a  mobilização.
 

Camilo busca vacinas para Ceará


O governador Camilo Santana ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Anvisa - órgão vinculado ao Governo Bolsonaro - autorize a liberação de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V adquiridas pelo Governo do Ceará junto ao Fundo Soberano Russo. Em publicação nas redes sociais, Camilo explicou que essa vacina russa já é utilizada em 60 países, com eficácia de 91,6%. Indignado com a demora da Anvisa em autorizar o recebimento das doses da vacina russa, o governador Camilo anunciou que irá “a todas as instâncias (judiciais) possíveis para que as vacinas que adquirimos cheguem o mais rápido possível para imunizar nossa população”, concluiu. A angústia de Camilo é pela necessidade de vacinar ao povo cearense. Nesta segunda (12), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroza confessou que dependendo do Governo Federal, o Ceará só terá vacinas no final desse ano. Muitos cearenses terão morrido, e daí o esforço de Camilo em comprar vacinas.


Pedro Bezerra fechado com oposição

 
Depois de garantir que não teve qualquer interferência sobre as decisões tomadas pelos vereadores do PTB de Juazeiro do Norte, o deputado Pedro Bezerra, mudou de idéia. Gravou vídeo enaltecendo a estratégia do vereador Capitão Vieira Neto, em pressionar o prefeito Glêdson Bezerra por um auxílio emergencial. Vieira aprovou projeto de indicação com a proposta. Mesmo sabendo que a efetivação da proposta não depende da Câmara, Pedro Bezerra, elogiou Vieira pela iniciativa, reforçando a estratégia do vereador de se confrontar com o prefeito Gledson, mesmo ciente que sua proposta visa apenas a busca pelos holofotes. Pedro Bezerra assumiu a posição  de oposição. Não importa os reais interesses de Juazeiro. Sua decisão é se contrapor a qualquer preço ao Governo de Glêdson Bezerra. Essa linha acabará afetando diretamente seu pai, ex-prefeito Arnon Bezerra, que tem muitos rolos que dependem da boa vontade da administração.  
 
Darlan estende mão ao prefeito Glêdson

Na contramão das iniciativas de Capitão Vieira, o presidente da Câmara Darlan Lobo fez a sua parte ao procurar o prefeito Glêdson Bezerra. Darlan quer a paz entre os poderes Executivo e Legislativo. Fez sua parte ao ir ao gabinete do prefeito para conversar. Reclamou do distanciamento de Glêdson e ouviu que as dificuldades administrativas são imensas. Glêdson disse que precisa da Câmara e Darlan disse que o Legislativo vai ajudar Juazeiro. Fecharam o envio dos R$ 500 mil para a compra de cestas básicas e R$ 1 milhão para as vacinas. Concederam entrevista coletiva, onde declararam terem se acertado politicamente, tanto que, na sessão seguinte, dois projetos que dormiam na Câmara de Juazeiro andaram, dando alívio aos que fazem o ensino público municipal e os empresários com dificuldades. Os projetos se referem ao Fundeb e ao Refis.

 
Lula prepara palanque no Ceará

Camilo Santana se prepara para deixar o cargo no dia 30 de março de 2022, se desincompatibilizando para concorrer ao Senado Federal. Sua candidatura foi acertada com o ex-presidente Lula, que precisa de um palanque no Ceará para garantir seus votos visando retornar ao Planalto. Lula conversou com Camilo e acertou a candidatura dele a senador. Foi o que publicou a newsletter Tag Report, das jornalistas Helena Chagas e Lídia Medeiros, no último domingo (11), antecipando o destino político do Governador. Helena Chagas foi porta-voz da presidente Dilma Rousseff e transita com muita desenvoltura dentro do PT. Assim, a possibilidade dessa informação não ser verdadeira é improvável. Com Camilo candidato ao Senado, vai por água abaixo os planos de Ciro Gomes de apoiar à reeleição do senador Tasso Jereissati, deixando o Governador até o último dia de seu mandato. O projeto de Ciro esbarra na vontade de Lula, que é hoje favorito a vencer as eleições presidenciais. E se os FGs não quiserem correr riscos de perder o Governo do Ceará, é bom se aliarem a Lula aqui no Estado. Senão, nem Ciro será presidente muito menos o candidatos de Ciro e Cid Gomes será o sucessor de Camilo no Abolição.
 
Disse me disse...


 Imprensa do Ceará está de luto com a partida por covid do maior repórter policial, Fernando Ribeiro, que apresentava o Plantão Plus, na Plus FM, aqui no Cariri. E em mais 12 emissoras em todo o Ceará.

Lula está determinado a eleger governador Camilo senador pelo Ceará. Só espera o momento oportuno de agendar uma reunião com senador Cid Gomes.

Nesse encontro dirá que não há chances de Camilo deixar de ser senador para apoiar a alternativa Tasso Jereissati.

Se os FGs insistirem nessa tese, o PT procurará outro caminho para garantir um palanque a Lula,  fora do PDT.

Eunício Oliveira avisou a Lula que aceita concorrer ao Abolição se Camilo for seu senador.

Principal nome da oposição na Câmara de Barbalha, o vereador Rildo Teles, tem sido cobrado por mais ações contra o prefeito Guilherme Saraiva.
 
Experiente, Rildo tem respondido que a hora é de observar a gestão Guilherme. Rildo acerta ao avaliar que Barbalha está em primeiro lugar.
 
No Crato, a possibilidade de uma candidatura à Assembleia, vinda da família Brasil, tem movimentado a base do prefeito Zé Ailton.
 
Nomes como Rafael Branco e Pedro Lobo, já começam a se movimentar para se credenciar dentro da administração. Leitão Moura corre por fora.
 
O prefeito Zé Ailton garante que o assunto não foi discutido, mas que não pode impedir iniciativas da família, que tem sua vida política própria.

Agora, se o vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana, for candidato à reeleição, terá o apoio do prefeito Zé Ailton.

Esse assunto está resolvido. Como também deverá ser o federal de Zé Ailton e do governador Camilo no Cariri.

Desculpe a ignorância, Lula vai mostrar a Ciro Gomes quem tem votos no Ceará nas eleições presidenciais?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ