Jornal do Cariri
PT tem a maior bancada de vereadores no Crajubar
Com fim da janela, PT é o maior partido do Crajubar
Foto: Ascom-Câmara
Madson Vagner
09/04/24 7:20

O fim da janela partidária, no último dia 5, evidenciou o crescimento do Partido dos Trabalhadores (PT) no Crajubar. Depois de liderar o número de prefeitos filiados em dois dos três municípios, agora, o partido consegue fazer a maior bancada de vereadores, com 11 nomes entre as três cidades. Destes, sete aproveitaram a janela para aderirem ao partido.

A maior adesão aconteceu em Juazeiro do Norte, onde o partido saiu de zero para três vereadores, se tornando a terceira maior bancada na maior Câmara da região do Cariri. Jaqueline Gouveia, Willian Basílio (Bilinha) e Rosane Macedo compõem a nova bancada. Entre os nomes, Rosane Macedo pode não ser candidata à reeleição. Rosane pode abrir mão da disputa para apoiar o marido, Ronnas Motos, também filiado ao PT, mas que permanece inelegível.

A maior bancada da Câmara de Juazeiro ficou com o MDB, que chegou a cinco vereadores, sendo três recém filiados, vindos de PTB e DC. O MDB é seguido pelo PSB, que saiu de um vereador para quatro, ficando como segunda maior bancada.

No Crato, a maior bancada continua com o PDT. O partido perdeu o vereador Luiz Carlos, mas filiou nomes como Dr. Dudé e Fernando Brasil, ficando com cinco cadeiras. O PT é a segunda maior bancada da Câmara cratense, com quatro vereadores, seguido de PP e PMN, com dois vereadores. PT, PP e PMN agregaram um nome aos seus quadros.

Em Barbalha, o PT passou a maior bancada com a entrada dos vereadores Efigênia Garcia e Farim do Cartório, ambos oriundos do PSDB, que caiu de quatro para um vereador, deixando de ser a maior bancada. A segunda maior bancada passou a ser o PSB, que saiu de um para três vereadores, agregando os dissidentes do PDT, Professor Ilânio e Hamilton Lima.

Entre os maiores partidos do Crajubar, o destaque ficou para a base dos governos Elmano (PT) e Lula (PT). O grupo liderado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), no Cariri, passa a ter 12 cadeiras com o PT, oito com o PSB e sete com MDB. Na oposição, os três partidos com mais vereadores são o PDT, com seis; PSDB e União Brasil, com dois. Em Crato, o PDT faz parte da base aliada do prefeito Zé Ailton (PT).

Juazeiro também se destaca como a Câmara onde mais houve trocas de partidos entre vereadores. Dos 21 eleitos, apenas seis permanecem nos partidos de origem. Crato foi onde houve menos mudanças: 10 dos 19 parlamentares permaneceram nos partidos. Em Barbalha, apenas cinco de 15 vereadores permaneceram nos partidos que foram eleitos.

Composição das câmaras no Crajubar:

PT – 11 vereadores

PSB – 08 vereadores

MDB – 07 vereadores

PDT – 06 vereadores

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ