Jornal do Cariri
PT mostra força e larga na frente nas disputas eleitorais
26/03/24 0:00

O Encontro Regional do PT, no sábado (23), marcou o início da corrida eleitoral pelas prefeituras do Cariri. O partido apresentou pré-candidatos para 20 dos 29 municípios da região. Só disputas por reeleição serão nove, além de uma desistência em Potengi, mas com o apoio da máquina. Destes, somente em Mauriti, o prefeito João Paulo foi eleito pelo partido. E, vale salientar, eleito vice e assumiu depois da renúncia do eleito Isaac Júnior. Cícero Figueiredo (Milagres), Marcone Tavares (Aurora), Mônica Mariano (Jati), João Luiz (Campos Sales), Rafael Ângelo (Penaforte) e Samuel Werton (Santana do Cariri) são frutos da articulação do deputado federal José Guimarães, nome para disputa ao Senado em 2026. Mas, para até essa construção, foram muitas as baixas, a exemplo de Santana do Cariri e Nova Olinda, onde lideranças históricas deixaram a sigla. Para Guimarães, efeitos colaterais rumo a um objetivo maior: ultrapassar as 50 prefeituras no Ceará. No PT, o pragmatismo tem sido o caminho até o poder.

Ex-prefeitos tentam voltar ao protagonismo político

O Encontro Regional do PT revelou o retorno de três ex-prefeito do Cariri às disputas eleitorais. Em Farias Brito, Vandevelder Freitas confirmou as expectativas e foi lançado para a disputa contra o prefeito Deda Pereira (PDT). Os dois reeditam a disputa de 2020, quando Deda venceu por apenas 230 votos. Em Araripe e Salitre, Giovanni Guedes e Rondilson Ribeiro acabaram surpreendendo. Havia muitas discussões, principalmente em torno de impedimentos jurídicos e partidário. Giovanni estava inelegível e Rondilson enfrentava uma disputa política na federação. PV e PCdoB estavam com o prefeito Dodó de Neoclides. Ao que parece, tudo está resolvido para os dois ex-prefeitos.

Prefeito de Abaiara rompe com PT e fecha com PDT

O prefeito de Abaiara, Afonso Tavares (PT), rompeu com o seu partido e já se articula com o PDT. O rompimento foi consumado no sábado, 23, quando lançou o vereador Lulu a prefeito pelo PDT. Afonso ainda não saiu do PT, mas deixou clara sua insatisfação com a pré-candidatura de Ângelo Furtado (Angim), atual vice-prefeito. Ao lado de Afonso e Lulu estava o ex-candidato e atual pré-candidato a prefeito Pedro Marcos. A ideia é juntar os dois em uma chapa para derrotar Angim e a pré-candidata do MDB, Mara Sampaio. Pela declaração de apoio a Lulu e ao PDT, Afonso deve sofrer um processo de expulsão do PT. Aliás, a ideia é justamente essa, para depois acusar perseguição. Cai quem quer!

Ex-prefeito lança mulher e racha oposição em Milagres

O ex-prefeito de Milagres, Lielson Landim, tenta ressurgir para a política com a disputa deste ano. Depois de uma aliança com o prefeito Cícero Figueiredo (PT), por mais de três anos, na última semana, Lielson lançou sua mulher, a ex-primeira-dama Elisangela Crisóstomo, como pré-candidata a prefeita pelo PDT. O mesmo PDT que lançou Abraão Sampaio, semanas atrás. Na base aliada de Figueiredo, a avaliação é de traição. Na oposição, há um ar de desconfiança. Há quem garanta que Lielson faz jogo duplo para atrapalhar Abraão Sampaio. A confusão está feita. É o segundo partido que Abraão é impedido, o primeiro foi o próprio PT, que optou por Figueiredo. Tem quem aposte que Abraão aceitará ser o vice. Será?

Enquanto isso...

Pegou mal a conduta do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), ao confirmar a indicação da vereadora Silvania Andrade, como pré-candidata. Dariomar tinha negado a indicação, ao ser antecipada por esta coluna.

No evento petista em Juazeiro do Norte, no sábado (23), Dariomar passou por cima da própria palavra e confirmou Silvania. Para justificar a decisão, disse que foi uma imposição do governador Elmano de Freitas. Foi pior!

Em Tarrafas, o pré-candidato Eronildes Santos (PSB) anunciou o seu vice. O nome é o do filho do presidente da Câmara, Neto do Chiquinho, conhecido como Dodó (PP). A dupla disputará com professor Palácio (PT).

Neto de Chiquinho, rompido com prefeito Taiano Martins, prometeu uma aliança fechada com a Câmara. Vendeu o que não pode entregar. Há uma articulação de Palácio na Casa e com boa perspectiva de adesões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ