Jornal do Cariri
PT lança candidatura de Fernando Santana em Juazeiro
Começa a corrida eleitoral
Imagem: Redes Sociais
Madson Vagner
26/03/24 0:00

O deputado estadual Fernando Santana confirmou as expectativas e lançou sua pré-candidatura a prefeito de Juazeiro do Norte, durante Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores (PT), no sábado (23). No evento, foram lançados 28 nomes para a disputa deste ano, nas regiões do Cariri e do Centro Sul.

Falando em nome de todos os pré-candidatos, Fernando Santana fez um resumo da sua trajetória, lembrando que desde 2016 é convidado para a disputa em Juazeiro. Ressaltou que foi preciso cautela para decidir, mas que o momento havia chegado. “Eu sou muito cauteloso. Eu dialogo, espero o momento certo. Agora, chegou o momento certo e o deputado Fernando Santana – este que vos fala – é pré-candidato em Juazeiro do Norte”, disse.

Ainda no discurso, Fernando disse que vai fazer uma pré-campanha limpa, sem ataques e sem baixar o nível. “A nossa pré-campanha vai ser pé no chão, ouvindo as pessoas, os problemas, para construirmos um projeto para melhorar a vida do povo juazeirense”. O petista ressalta que, quando Juazeiro cresce, todas as cidades da região crescem. Fernando aproveitou a oportunidade para dizer que a atual falta de diálogo, entre as esferas de poderes [municipal, estadual e federal], prejudica crescimento do Município.

Dos 28 nomes anunciados, 21 são do Cariri. Faltando, ainda, a definição do candidato pela sigla em Crato, que está em discussão e, segundo o prefeito Zé Ailton Brasil (PT), deve ser anunciado até o mês de julho. O grupo tem cinco pré-candidaturas entre o PT e os partido da base aliada.

Entre os lançamentos mais esperados, o de Juazeiro, com Fernando Santana; de Jardim, com Antônio Coutinho; Tarrafas, com Professor Palácio; e Farias Brito, com Vandevelder Freitas. Araripe e Salitre, com os ex-prefeitos Giovanni Guedes e Rondilson Ribeiro, acabaram surpreendendo. Os dois enfrentam processos de impedimentos da Justiça Eleitoral e dentro da federação partidária. O nome do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, que concorre à reeleição, também foi mencionado.

Prefeitos no exercício do cargo também foram lembrados. Cícero Figueiredo, em Milagres; Marcone Tavares, em Aurora; Mônica Mariano, em Jati; João Paulo, em Mauriti; João Luiz, em Campos Sales; Rafael Ângelo, em Penaforte; e Samuel Werton, em Santana do Cariri, disputam a reeleição. Em Potengi, o prefeito Edson Veriato desistiu da disputa e o partido anunciou o nome de Luã Almino, hoje, procurador do Município.

Outros nomes como Ângelo Furtado, em Abaiara; Eusébio Ferreira, em Brejo Santo; Silvania Andrade, em Altaneira; e Acácio Leite, em Caririaçu; completaram os pré-candidatos do partido para as eleições deste ano no Cariri. Segundo avaliação do deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara Federal, o partido ainda discute nomes em outros municípios, e o número de pré-candidato pode aumentar.

Também foram lançados os candidatos Wilamar, em Carius; Aurineide Amaro, em Ico; Samuel Viana, em Cedro; Francieldo, em Oros; Valdeir, em Umari; Ilo Neto, em Iguatu; Leila Carneiro, em Piquet Carneiro; e Fátima, em Quixelo.

MANIFESTAÇÃO - Durante o evento, houve manifestação dos professores da Universidade Regional do Cariri (Urca) e das universidades federais da região. Os manifestantes anunciavam uma greve por melhores salários e condições de trabalho. O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o governador Elmano de Freitas (PT) não foram ao evento, por atrasos na agenda. O deputado federal José Guimarães se comprometeu em intermediar uma discussão com os governos do Estado e Federal.

Presentes ao evento, a senadora Augusta Brito (PT), o deputado federal Yury do Paredão (MDB); o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra; o vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio (PSB); e o ex-deputado estadual, Nelinho de Freitas (MDB). O deputado estadual Davi de Raimundão (MDB) não compareceu ao evento, mas teve seu nome citado. Davi é pré-candidato a prefeito de Juazeiro, também pela base aliada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ