Jornal do Cariri
PT de Milagres disputado por Figueiredo e Abraão
06/12/22 0:00

A última disputa municipal de Milagres, protagonizada pelo prefeito Cícero Figueiredo e Abraão Sampaio, deve se repetir pelo controle do PT local. Na disputa de 2020, Figueiredo estava no PDT – onde permanece – e Abraão compunha o PSD. No ano seguinte, Abraão se aproximou do PT, declarando voto no deputado estadual Fernando Santana. Figueiredo votou em Guilherme Landim. Abraão trabalhou para se credenciar como nome do PT para a disputa de 2024. O problema é que no rompimento entre PT e PDT, Figueiredo ficou ao lado de Camilo e do PT. Agora, deve deixar o PDT e o partido que está no radar é o PT. Ex-filiado petista, Figueiredo sabe bem o caminho das pedras para se viabilizar e deve usar a força do cargo para garantir o controle do partido em Milagres. Resta saber como ficará a situação de Abraão. Vai se compor com Figueiredo negociando uma possível sucessão daqui a seis anos, ou vai permanecer ao lado do seu líder, Hellosman Sampaio, no PSD, voltando as raízes.

Previsão de renúncia na Prefeitura em Mauriti

Mauriti deve viver um fato inédito na sua história política, nos primeiros meses de 2023. Há uma forte expectativa de que o prefeito licenciado, Isaac Júnior (PT), renuncie ao cargo. Entre as lideranças petistas de Mauriti, o afastamento definitivo é só uma questão de tempo. Júnior ainda não assumiu a Prefeitura desde que venceu a eleição em 2020. Tem solicitado sucessivas licenças, segundo os documentos, motivadas por problemas de saúde. Depois de dois anos de gestão sem o prefeito eleito, o partido está dividido com relação ao comando do prefeito interino, João Paulo. O resultado disso é a divisão na disputa pela presidência da Câmara, que pode dar vitória a oposição. O PT passa seu momento mais difícil.

MP pede afastamentos em Aurora

Distribuição de cargos públicos sob o critério meramente político. Quem diz é o Ministério Público em Aurora. No dia 28 de novembro, o promotor Luiz Cogan pediu o afastamento do secretário e do coordenador de Transporte de Aurora, José Valdir e Francisco Alex, por incompetência. Os dois estão sendo responsabilizados pelo acidente com o ônibus escolar, em Caririaçu, que vitimou três pessoas de uma equipe esportiva de Aurora. O ônibus pertencia a frota do transporte escolar, mas conduzia atletas paraum jogo, num fim de semana de julho. Ao promotor, o secretário José Valdir assumiu ser agricultor. Afastamento, responsabilização e multa de R$ 50 mil, estão entre os pedidos da ação. O prefeito Marcone está calado.

Em Potengi, ex-aliado vira adversário

Aliado do prefeito Edson Veriato na eleição de 2020, em Potengi, o empresário Salviano da Construtora rompeu e quer assumir o protagonismo da oposição em 2024. Na base do prefeito, a explicação para o rompimento é que Salviano queria dominar a gestão e Veriato não deixou. Será? Certo mesmo é que Salviano tem trabalhado junto a nomes como o casal Vanda e Jamil, além do ex-prefeito Samuel Carlos. Os três garantem não ter interesse pela disputa e devem se unir a Salviano. A avaliação dos opositores que abrem mão da disputa é que a Prefeitura está com dificuldades insanáveis. A base do prefeito acusa as gestões passadas pela dificuldade.

Enquanto isso...

Em Jati, a prefeita Mônica Mariano tem recebido sucessivas reclamações pela ausência na sede da Prefeitura. Quem quiser falar com a gestora, temde procurá-la no posto de combustíveis de sua propriedade.

A ausência de Mônica na Prefeitura e na gestãodeve ser o foco das críticas da oposição na disputa de 2024. Nas rodas políticas, já tem possível candidata a vice na chapa de Mônica, abrindo mão da posição.

Na Câmara de Altaneira, o presidente Deza Soares está sendo cobrado por mais ação em favor da sua classe, os professores. O presidente é professor do Estado e será beneficiado com a divisão dos precários do Fundef.

Nas redes sociais, Deza é cobrado por coerência. No Município, Deza está ao lado do prefeito Dariomar, que insiste em negar o direito aos professores. O caso está na Justiça, mas o dinheiro já está sendo gasto.

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ