Jornal do Cariri
PT de Juazeiro oficializa convite a Onélia
11/04/23 0:00

Agora é oficial. O PT de Juazeiro do Norte decidiu convidar a secretária de Proteção Social do Estado, Onélia Santana, para representar o partido na disputa pela Prefeitura em 2024. A decisão foi tomada em reunião do Diretório Municipal, no último dia 25 de março, sob os olhares do vereador cratense Pedro Lobo e do assessor Barbosa Neto, representantes do deputado federal José Guimarães. Pedro e Barbosa evitaram avaliar ou se envolver com a decisão, mas não esconderam que a candidatura da secretária Onélia pode puxar outras fortes candidaturas do PT na região do Cariri. O fato que favorece a essas candidaturas, é a possibilidade da presença constante do ministro Camilo Santana durante a disputa eleitoral. A vibração entre os petistas foi geral. Após a resolução partidária, o ex-prefeito Manoel Santana iniciou uma articulação para montar uma força tarefa com a missão de convencer Onélia e Camilo, sobre a importância da candidatura dela para as pretensões do partido no Ceará. Já no dia 05 deste mês de abril, Santana esteve com o líder do Governo Lula, José Guimarães. Dois dias depois,07 de abril, esteve com deputado estadual Fernando Santana e o vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio. Onélia e Camilo estão em silêncio.

Grupão da oposição de Juazeiro enfraquece

A expectativa gerada para a subida do Horto na Sexta-feira Santa acabou frustrando articuladores políticos dos ex-prefeitos Arnon Bezerra e Raimundo Macedo. Depois de muitos convites rodarem nas redes sociais, Arnon e Raimundão só conseguiram a adesão dos vereadores Adauto Araújo e Raimundo Júnior. Raimundão e Arnon se encontraram com o presidente da Câmara, Capitão Vieira, somente no alto da colina. Capitão Vieira preferiu subir o Horto com os vereadores Marcio Joias e Ivanildo Rosendo. Os três têm se articulado nas decisões da Câmara de Juazeiro, sob o comando do deputado federal  Yury do Paredão, que dá sinais de afastamento da defesa do lançamento de uma candidatura única juntamente com Raimundão e Arnon Bezerra. A dúvida é descobrir qual o rumo político que Yury do Paredão está pretendendo nas eleições juazeirenses.

Giovanni recepciona Fernando na subida do Horto

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, tem lado. Essa verdade ninguém no Cariri duvida, ou discute. O que surpreendeu, nesta Semana Santa, foi a demonstração de um afastamento prematuro do prefeito Glêdson Bezerra. Na Sexta-feira Santa, Giovanni fez questão de subir a colina do Horto ao lado do deputado estadual Fernando Santana, em detrimento a companhia de Glêdson. Registre-se que o prefeito preferiu o isolamento político, mas Giovanni não fez qualquer esforço para manter as aparências sobre um diálogo entre Fernando e Glêdson Bezerra, com vistas a sucessão de 2024. O clima ficou marcado por um rompimento que ainda não se tornou público, mas parece ser inevitável. Os esforços de Fernando Santana para promover uma aliança de Glêdson com o ministro da Educação, Camilo Santana, não avançam. Prefeito Glêdson não se esforça. Sequer tentou uma visita a Camilo, que estava em Barbalha. Poderia ter ido acompanhado do seu vice, Giovanni. Convidado Camilo para subir junto com ele o Horto. Não fez esse gesto. Deduz-se que Glêdson trabalha com a certeza que o PT não apoiará a reeleição, apesar do esforço do deputado Fernando Santana de manter essa união entre o prefeito de Juazeiro e Camilo, que traria o PT.

Fernando Santana faz tudo para apoiar Glêdson

No esforço de não promover o isolamento do prefeito Glêdson, exibindo na enigmática subida do Horto o rompimento dele com seu vice, Giovanni Sampaio, o deputado Fernando Santana exibiu a sua capacidade de ser um conciliador na política. Buscou meios de disfarçar o racha entre Glêdson e Giovanni, apesar de já ter tentado, inúmeras vezes, aproximar o prefeito juazeirense do ministro Camilo. Sem sucesso. Ciente dessas dificuldades, e mostrando sua lealdade, Fernando construiu uma situação para disfarçar o rompimento. A solução foi subir a coluna do Horto, ao lado do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, de vereadores e de outras lideranças do Cariri. Fernando conseguiu ficar acima da política local em Juazeiro. Giovanni ainda colocou panos quentes: garantiu aos meios de comunicação presentes continuar a articulação para que Fernando Santana continue discutindo a sucessão com Glêdson, mas não esconde que, em caso de rompimento, ficará com Fernando Santana e Camilo.

Elmano busca na China investimentos para Ceará

O governador Elmano de Freitas está ciente que precisar dar uma maior atenção ao Cariri. Confia que a gestão política da região é muito bem conduzida pelo ministro Camilo Santana, e fica despreocupado. Na sua agenda, há muitos problemas que exigem sua atenção. Entretanto, mesmo assim, sabe que seu desafio é estar mais presente no Cariri. Não é fácil compatibilizar os desafios impostos a quem comanda o Abolição. Brasília tem exigido uma dedicação enorme, diferente das administrações dos últimos governadores, Cid Gomes e o próprio Camilo, que governaram em outra época. Agora, no Lula 3, Elmano precisa ter contatos semanais nos ministérios e com o próprio presidente Lula, para avançar nas obras que implementasse no Estado, promoverão desenvolvimento e qualidade de vida para os cearenses. Nesta terça,11, o governador Elmano, ao lado de Lula e de uma grande comitiva, embarcam para China. Lá, Elmano, com a ajuda de Lula, espera atrair investimentos para o Ceará, especialmente o Cariri. Quem estará com Elmano nessa busca de melhorar o amanhã do caririense é o ministro Camilo e o deputado José Guimarães. A China é uma grande parceira comercial. E o governador Elmano sabe disso, e quer convencer os chineses a investirem no Ceará.

Elmano presta contas de 100 dias antes de embarcar

O Governo Elmano completou 100 dias. O meio usado pelo governador Elmano de Freitas para fazer sua prestação de contas foi suas redes sociais. Tanto no Twitter quanto no Instagram, Elmano fez uma relação com 100 benefícios gerados nesses 100 primeiros dias de sua administração. Elmano ressaltou os investimentos que está executando para melhorar a segurança com a contratação de mais mil PMs, que após o concurso e serem treinados, chegarão às ruas do Cariri e de todo Estado, para combater à violência. Destacou também o combate à terceirização das organizações sociais/cooperativas na saúde do Estado. Esse problema, que tem curado um escândalo com desvio dos recursos da saúde, está sendo vencido com a efetivação de 6 mil aprovados em concurso da saúde até 2016. Será uma virada na qualidade da saúde do Ceará. Outro item apresentado pelo Governador foi o resgate da retomada das obras da Transnordestina, tão fundamental ao crescimento do Nordeste e logicamente do Ceará. A Transnordestina é um dos caminhos para o Cariri dar um salto na geração de empregos e ampliar ainda mais o desenvolvimento econômico. A relação completa das 100 obras do governador Elmano pode ser conferida em @donizetearruda7, no Twitter e no Instagram.

Disse me disse…

O prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, evitou multidões e badalações na subida do Horto. Fez o trajeto ao amanhecer, sem a companhia de políticos.

Glêdson liberou assessores e secretários e subiu na companhia apenas de familiares. Avalia o momento como fortalecimento da fé, não da política.

O suplente de deputado federal Rafael Branco (PP) é o segundo indicado do Cariri para cargos estratégicos no governo Elmano de Freitas (PT). Assume a Diretoria de Negócios da Adece. A indicação é dos deputados AJ Albuquerque e Zezinho Albuquerque.

Em Barbalha, a base do prefeito Guilherme Saraiva já conta com mais dois vereadores. Impõe mais uma derrota a oposição de Rommel Feijó.

Efigênia e Eufrásio (Farrim) já estão fechados e participando de reuniões da base governista. Efigênia é a segunda adesão. Desculpe a ignorância, prefeito Glêdson Bezerra tem dúvidas que seu vice Giovanni Sampaio fica ao lado do ministro Camilo e de Fernando Santana, em caso de rompimento?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ