Jornal do Cariri
PT de Jardim fica com o prefeito Aniziário
05/12/23 0:00

Uma reunião em Brasília, entre o prefeito de Jardim, Aniziário Costa, e o deputado federal José Guimarães, acabou com a crise no PT, em relação a eleição municipal. O ex-candidato Júnior Coutinho articulava uma aliança com a oposição e chegou a realizar uma plenária municipal para filiar e potencializar a pré-candidatura do vice-prefeito Antônio Neto, referendando o rompimento com Aniziário. Júnior havia sido orientado a não realizar a plenária, que acabou cancelada pelo diretório estadual. Na conversa com Guimarães, Aniziário teve a garantia de que a sigla segue suas orientações e que Júnior, caso não aceite as decisões, terá que procurar outro partido. Guimarães foi duro e Júnior parece ter entendido o recado. Desde que foi comunicado da decisão, Júnior tem aparecido cada vez menos. Na plenária de Guimarães, no sábado (02) em Fortaleza, quem assumiu o protagonismo foi a ex-vereadora Donizete Coutinho, irmã de Júnior. Tentou reverter a decisão, mas não conseguiu. Aniziário ainda não anunciou quem será o nome que terá seu apoio em 2024.

MPCE denuncia prefeito de Altaneira

É dura a denúncia do Ministério Público do Estado contra o prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT). Oito promotores, em Fortaleza, assinam a denúncia, que deve ser enviada ao Tribunal de Justiça do Ceará, com as conclusões da “Operação Sallus”. A denúncia é baseada em inquérito policial, que aponta uma organização criminosa chefiada pelo prefeito Dariomar, especializada em fraudar licitações para desviar dinheiro público. Além de Dariomar, foram denunciados outros 21 servidores municipais com participação direta no esquema. Protocolada no dia 28 de novembro, a denúncia requer manifestação dos envolvidos em 10 dias, e a intimação de testemunhas. Dariomar está em maus lençóis.

Nova Olinda tem mais um candidato

O anúncio dos nomes dos ex-prefeitos Afonso Sampaio e Elísio Galdino (Cabeludo), para a disputa de 2024, causou confusão na oposição em Nova Olinda. O ex-candidato Gerlanio Sampaio também iniciou uma articulação para se viabilizar como opção para 2024. Apoiador do prefeito Ítalo Brito, para derrotar o candidato de Afonso, hoje Gerlanio é oposição e terá que convencer o ex-adversário a apostar no seu nome. Outro nome que Gerlanio terá que convencer é a ex-vereadora Socorro Matos, a quem também apoiou quando foi candidata a prefeita. O problema é que, mesmo fora do PT, Socorro tem colocado seu nome para a disputa. Ou seja, o atual cenário é de uma oposição dividida e, dividida, a derrota é quase certa.

Assaré sem candidato da oposição

A articulação política do prefeito de Assaré, Libório Leite, está chamando a atenção pela possibilidade de eleição com chapa única. Se acontecer, será a primeira na história do Município. Na prática, Libório conseguiu atrair para a sua gestão a maior liderança da oposição, o ex-prefeito Evanderto Almeida, o que acabou enfraquecendo o grupo dos críticos. Firme na oposição, apenas o cantor e ex-candidato a vice-prefeito, Caninana do Forró, que tentou um protagonismo, mas não teve êxito. Além de Evanderto, hoje, Libório tem o apoio dos ex-prefeitos Samuel Freire e Benjamim Oliveira. Essa política de agregar tem rendido uma aprovação superior a 90%. Se continuar, a eleição será uma aclamação.

Enquanto isso...

Em Tarrafas, a pré-candidatura do ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Eronildes Francisco, ganhou força no dia 30. Eronildes fez um pronunciamento na Câmara, onde reforça as críticas a atual gestão.

Eronildes apontou problemas na execução de políticas públicas, em setores da saúde, educação, assistência social e outros, além de apontar corrupção generalizada comandada pelo prefeito Taiano Martins.

Em Salitre, a situação do PT continua incerta. O partido quer ter candidatura própria contra o prefeito Dodó de Neoclides, mas esbarra na federação com PCdoB e PV, hoje base do prefeito na cidade.

O ex-prefeito Rondilson Ribeiro, que defende a tese da candidatura, esteve na plenária do deputado federal José Guimarães para tratar sobre o assunto. Ouviu que a direção estadual vai trabalhar junto à federação. Saiu aliviado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ