Jornal do Cariri
PT abre espaços para ampliar prefeituras no Cariri em 2024
30/01/24 0:00

O PT parece não abrir mão de se tornar o maior partido da região do Cariri, pós 2024. Isso, claro, no número de prefeitos eleitos. Por enquanto, carrega a avaliação de ter ampliado seus quadros com gestores em exercício nos mandatos. A agenda do deputado federal José Guimarães, nos dias 24 e 25, ao lado do deputado estadual Fernando Santana e do presidente do partido, Antônio Filho (Conin), percorrendo cinco municípios, mostrou a estratégia de crescimento a partir da força das máquinas administrativas. Os municípios de Nova Olinda e Potengi foram exemplos dessa estratégia. Em Nova Olinda, o prefeito Ítalo Brito se filou e trouxe seu nome a sucessão, o secretário Leonardo Brito. Em Potengi, desistente da reeleição por problemas de saúde, o prefeito Edson Veriato indicou a filiação do seu procurador, Luã Almino. Nos municípios de Campos Sales e Araripe, as visitas foram de fortalecimentos dos nomes do prefeito João Luiz e do ex-prefeito Giovane Guedes, respectivamente. O único que não terá a força da máquina é Giovane.

Prefeito Dariomar desafia Camilo e PT
O prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), tem repetido, junto a sua base, que não aceitará outra posição do PT e do ministro Camilo Santana, que não seja o apoio irrestrito, com presenças no Município, durante a campanha eleitoral. A fala de Dariomar é motivada pela notícia da articulação em curso, para a filiação da candidata da oposição, Ana Késia, ao PSB de Eudoro, pai de Camilo. Em 2020, Késia estava no PDT de Cid Gomes, o que afastou a cúpula petista do Município. Neste ano, Dariomar já disse que não aceitará a mesma omissão e, se acontecer, não é para contar com ele em 2026. Para aumentar a tensão, Cid vai se filiar ao PSB e, segundo especulação, é o articulador da filiação de késia.

Prefeito de Porteiras apresenta chapa majoritária
O prefeito de Porteiras, Fábio Pinheiro, não vai esperar para os últimos dias para anunciar sua chapa na disputa deste ano. Combinado com sua base política, mandou realizar uma pesquisa de opinião e os dois primeiros colocados acabaram sendo aclamados candidatos. O anúncio aconteceu na noite da quarta-feira (24), e os nomes de Dr. Alboino e Wellington Baião devem compor a chapa como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. O anúncio teve o apoio dos vereadores da base aliada e do ex-prefeito Manoel Novais. Para o anúncio, não poderia ter um lugar melhor – para os mais entusiastas – do que um bar, como aconteceu. Bom, pelo menos, o anúncio foi popular ao extremo.

Prefeito de Milagres articula hegemonia petista
O PT, que não elegeu nenhum vereador na eleição de 2020 em Milagres, pode se tornar o maior partido do Município. Isso porque o prefeito Cícero Figueiredo, que também se filiou ao PT depois de eleito, trabalha para trazer toda sua base na Câmara para o partido. Hoje, Figueiredo conta na base com 10 dos 11 parlamentares, e tem reafirmado seu desejo de ver todos filiados disputando pelo PT. A ideia é que os partidos da federação, PCdoB e PV, não lancem candidatos. As conversas continuam, mas a tendência é que se confirme. Para muitos, um risco. Mas a base avalia como demonstração de força. Figueiredo espera as definições de PSB e Podemos no cenário estadual, para articular seus fortalecimentos no Município.

Enquanto isso...
Em Araripe, o ex-prefeito Giovane Guedes mantém a esperança de fazer a disputa pela Prefeitura contra o prefeito Cícero de Deus. Na última semana, Giovane conseguiu uma decisão judicial que o coloca de volta a disputa.

Apesar de poder ser candidato, Giovane sabe que a decisão coloca sobre uma possível candidatura muita insegurança jurídica. Giovane não se manifestou, mas há uma tendência de ficar fora e apoiar outro nome.

O prefeito de Abaiara, Afonso Tavares (PT), aproveitou a agenda da cúpula petista no Cariri, para fazer uma última tentativa de reaver o partido. Afonso acompanhou a agenda em Barbalha, durante filiação do prefeito Guilherme.

Quando esteve com o deputado federal José Guimarães, o prefeito Afonso tentou falar sobre sua sucessão, mas acabou interrompido. Guimarães deixou claro que o nome do PT será o vice-prefeito, Ângelo Furtado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ