JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Psicólogo dá dicas sobre saúde mental no novo ano
Crescimento de transtornos psicológicos acende alerta para necessidade de cuidar da saúde mental
Foto: Pexels
Joaquim Júnior
04/01/23 8:30

Sempre que um ano começa, é normal que façamos promessas e tenhamos esperança de mudanças de hábitos... Ainda mais quando o ano anterior é marcado por desafios, como foi 2022. Para lidar com o novo ciclo, é essencial que a saúde mental esteja em dias para manter uma qualidade de vida considerável. Para falar sobre o tema, o Jornal do Cariri entrevistou o professor Júlio Barros, que coordena o curso de Psicologia da Uninassau em Juazeiro do Norte.

“Nunca se falou tanto em saúde mental como atualmente. Isso serve como alerta e conscientização para pensarmos como a nossa existência depende da relação equilibrada entre corpo e mente”, pontua o professor, ao enfatizar que, além de serem fundamentais para a qualidade de vida, os cuidados com a saúde mental são fundamentais para a prevenção de doenças. “Cuidar do físico-psíquico se torna necessário para uma existência saudável, ativa e potente”, completa. Entre as dicas para equilibrar a saúde mental, ele cita a prática de atividades físicas, dieta balanceada, cuidar bem dos relacionamentos, aprender a lidar com situações estressantes e, acima de tudo, valorizar a própria personalidade.

De acordo com Júlio, vários estudos demostram a crescente onda de depressão, ansiedade e transtornos de personalidades – muitos, inclusive, apontam o aumento de informações oriundo das tecnologias como um dos vilões. “No caso das atividades profissionais, somando tudo isso com a baixa qualidade da saúde mental no trabalho, o estresse laboral se tornou um problema bem conhecido”, menciona, fazendo referência a transtornos de ordem psicológica, a exemplo da Síndrome de Burnout. “Na prática clínica, observo um aumento considerável da Síndrome em profissionais ligados à educação”, destaca.

Em relação ao novo ano, Júlio conta que os sonhos alimentam a motivação para conseguirmos realizar algo. “Porém, um sonho sem planejamento é apenas um sonho”. Diante da simbolização de um novo ano, ligada à renovação da energia e esperança, a dica que ele deixa é planejar com consciência tudo que poderá ser conquistado. “E, claro, seguir algumas regras também ajuda, como:  ser realista nas possibilidades, dividir as metas em etapas, trabalhar com metas a curto e longo prazo, manter o compromisso, acompanhar os avanços, reorganizar-se quando for necessário, acreditar que é possível e, o mais importante, comemorar a cada vitória alcançada”.

Desta forma, o coordenador aponta que a promoção da saúde mental é essencial para o indivíduo ter a capacidade para executar suas habilidades pessoais e profissionais, e realizar seus sonhos através das metas por ele estabelecidas. “Entender a importância da saúde mental e sua relação com o bem-estar é muito importante. Ter uma vida saudável significa realizar escolhas que resultem em uma mente e um corpo saudáveis”, finaliza Júlio Barros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE