JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Proposta para elaboração do Plano de Arborização Urbana é apresentada em Crato
Parte das mudas será produzida no Viveiro Municipal
Foto: Ascom Crato
Joaquim Júnior
18/09/25 11:30

Durante reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), em Crato, foi apresentada uma proposta de elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana. A apresentação foi conduzida pelo professor João Calixto, da Universidade Regional do Cariri (Urca), instituição parceira do Município na elaboração do plano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima. Segundo a Prefeitura, o trabalho contará com docentes e estudantes bolsistas dos Departamentos de Geociências e Ciências Biológicas, além da participação do curso de Arquitetura.

Como apresenta a gestão, elaborar um plano de arborização é importante para garantir que o plantio de árvores em áreas urbanas seja feito de forma estratégica e eficaz, aumentando os benefícios ambientais, sociais e econômicos e diminuindo problemas como danos a infraestruturas, interferências elétricas e impactos na biodiversidade.

O objetivo do plano, segundo o professor João Calixto, é assegurar o uso de vegetações adequadas ao clima e ao solo locais, evitando espécies invasoras. Atualmente, conforme apresentou o docente, mais de 81% da população vive em áreas urbanizadas, muitas vezes marcadas por construções irregulares e pouca qualidade de vida. Ele ainda destacou que o Crato possui uma característica ambiental privilegiada, com áreas de cerrado, caatinga arborizada e carrasco com espécies úmidas, fatores que possibilitam um projeto diferenciado.

O estudo técnico levará em conta fatores como altura e diâmetro das árvores, contato com fiações elétricas e possíveis danos a calçadas, garantindo a escolha de espécies que não causem transtornos futuros à população. "Será feita uma amostragem de perímetro, com georreferenciamento, em três ruas. A partir daí, serão calculadas 39 áreas para avaliar a quantidade e as espécies de árvores a serem plantadas", explicou. Parte das mudas será produzida no Viveiro Municipal, referência no interior do Ceará.

Com informações da Ascom Crato

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE