JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Projeto da Defensoria Pública acolhe gestantes em vulnerabilidade social
No projeto, 24 mulheres mudaram decisão de entregar filhos para adoção
Foto: Pixabay
Joaquim Júnior
25/02/25 10:30

Há cinco anos, o “Projeto Cegonha – Mãe ciente, Adoção eficiente” é desenvolvido, em Juazeiro do Norte, com o objetivo de acolher e proporcionar acompanhamento psicossocial e jurídico a gestantes em situação de vulnerabilidade, garantindo um processo seguro e humanizado tanto para a mãe quanto para a criança. A iniciativa é da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), em parceria com a Vara da Infância e da Juventude de Juazeiro do Norte. Desde que criado, 28 mulheres já foram atendidas – destas, 24 optaram por permanecer com seus filhos após o suporte oferecido e quatro deram prosseguimento com a adoção.

Além do atendimento individualizado, o projeto também atua na prevenção, promovendo campanhas de conscientização sobre a maternidade e a paternidade responsáveis. Além das defensoras públicas, o projeto conta com equipe formada por profissionais da área psicossocial, alunas e professoras dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social do Centro Universitário Paraíso (Unifap) e do Centro Universitário Leão Sampaio (UniLeão).

“A ideia é que a gestante ou puérpera receba todo o amparo necessário, seja ele jurídico, psicológico ou social, para que possa refletir sobre sua decisão”, explica Nadinne Callou, idealizadora do projeto. Quando a entrega voluntária para adoção é confirmada, a Defensoria emite um parecer psicossocial e jurídico para a Vara da Infância e da Juventude, que agenda uma audiência formal. Após isso, a mãe reafirma sua decisão e os pretendentes do Cadastro Nacional de Adoção são acionados, garantindo que a criança passe o menor tempo possível em acolhimento institucional.

Para dúvidas ou mais informações sobre o Projeto Cegonha, a DPCE disponibiliza o telefone para contato: (88) 9.8842-6347 e o e-mail: [email protected].

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE