Jornal do Cariri
Projeto aproxima Universidade dos saberes populares
Encontros presenciais, devido à pandemia, estão temporariamente interrompidos.
Iniciativa aproxima conhecimento da Academia e das meizinheiras. Foto: Reprodução/ Instagram
Joaquim Júnior
18/08/20 11:00

A valorização do conhecimento popular sobre o efeito das plantas medicinas – é com este intuito que o Projeto Raízes da Cura, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desenvolve ações. No curso de Medicina da instituição, como cita Emille Sampaio, professora da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), existe um módulo, no quarto semestre, que fala sobre práticas integrativas e complementares. Dentre elas, há a fitoteria popular. Na região, as meizinheiras, mulheres conhecedoras das plantas para o tratamento das doenças, passam os conhecimentos por gerações. E é com elas que a ponte entre os saberes da academia e da comunidade é construída.

 “O projeto foi pensado, inicialmente, para que a gente pudesse ter, dentro da Universidade, essa discussão sobre os saberes populares, fitoterapia popular, produção de cuidado em saúde a partir da perspectiva de organização das comunidades tradicionais no Cariri”, relata a médica. De acordo com ela, um mapeamento foi feito para que identificassem a atuação de meizinheiras para além das que a equipe trabalhava inicialmente. Todo produto, extrato, pomada ou similares que tenham como matéria-prima a parte de um planta, com efeito farmacológico, pode ser considerado medicamento fitoterápico.

Como lembra Emille, o contato com o projeto teve início há cerca de cinco anos, junto à Cáritas Diocesana do Crato, e se estendeu após a formação dela, enquanto médica. Ao retornar à Universidade, como docente, foi firmado o vínculo institucional para fortalecer a relação da troca de saberes popular e acadêmico. Segundo ela, no projeto, não são feitas pesquisas sobre o efeito das plantas, por exemplo. O que acontece é mais um acompanhamento do conhecimento sobre os saberes para que os estudantes expandam os conhecimentos.

Para baixar a versão semanal do Jornal do Cariri, clique no botão IMPRESSO na barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ