Jornal do Cariri
Programa incentiva atletas à prática esportiva
No Cariri, 1.016 atletas das mais diversas modalidades esportivas foram contemplados.
Foto: Divulgação
Luan Moura
29/06/21 17:00

No Cariri, 1.016 atletas das mais diversas modalidades esportivas foram contempladoscom bolsas do Programa Ceará Atleta, da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) do Estado do Ceará. Com o objetivo de incentivar o desempenho dos esportistas, o programa consiste na concessão de bolsas a crianças, jovens e adultos que atendam aos critérios exigidos pelo edital, a exemplo da renda mensal abaixo de meio salário mínimo, idade mínima de 10 anos e residir em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais. Com pouco mais de 48 mil habitantes, Mauriti foi o município da região com mais inscrições aprovadas, totalizando 434. Na sequência, estão Aurora, com 1280, e Salitre, que teve 102 aprovados. 

A atleta Tayná Teles, de 15 anos, participa do programa desde o ano passado, no nível 1. Ela fala sobre a importância da bolsa na vida do esportista. “O dinheiro é gasto em alimentação, inscrição, deslocamento em eventos. Ajudava bastante, porque uma inscrição de eventos não é todo atleta que tem e essa bolsa ajudava bastante, assim como nas viagens”. Antes de iniciar a pandemia, ela participou dos Jogos Escolares do Ceará e ressalta que o auxílio foi essencial para a viagem. Em março de 2020, Tayná foi medalhista na Corrida São José, que ocorreu em Juazeiro do Norte, nos cinco quilômetros.

O benefício tem vigência de dez meses e prevê o pagamento de R$ 160 para atletas e paratletas iniciantes no esporte e que participam de escolinhas de iniciação, seja em escolas ou projetos sociais. Já no nível 2, é pago o valor de R$ 175,00 a atletas e paratletas que já participaram de competições locais, como as Olimpíadas Escolares do Ceará ou qualquer evento promovido pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará e tendo sido colocado até o 5º lugar. O processo seletivo para a concessão de novas bolsas para 2021 finalizou no mês de maio e a primeira parcela da bolsa deve ser liberada em julho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ