JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Profetas prevêem chuvas regulares para 2023 no Cariri
Assunto foi tema de evento realizado no IFCE
Foto: Rodrigo Brasil
Geneuza Muniz
24/01/23 8:39

Inverno regular, mas com menos chuvas que em 2022. É o que prevê, para a região do Cariri, o agricultor Rodrigo Silvino, conhecido como “Chorró, o profeta”. Profecias sobre as chuvas estão presentes há décadas no imaginário popular e, segundo a tradição, consiste na observação da natureza e seus fenômenos, para indicar se haverá ou não um bom inverno. Elas são fundamentais para orientar o plantio do homem do campo.

De acordo com Chorró, a interpretação é um dom. “É a capacidade de interpretar o que a natureza está nos dizendo”. Ele conta que começa suas previsões, ainda no mês de setembro, observando os cupins, formigas e abelhas. “No verão, eu observo os cupinzeiros e algumas espécies de formiga. Quando as ninfas são muitas, o inverno é bom. Isso eu venho observando nos últimos três anos”. Outra observação que o profeta faz é em relação às abelhas. “Elas fizeram a entrada da casa delas para o poente, mas é da natureza delas fazer para o nascente, para aproveitar o sol da manhã. A chuva vem da nascente, sinal de bom inverno e chuvas regulares”, avalia.

O assunto foi  tema do I Encontro Encontro dos Profetas das Chuvas, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em parceria com o Sindicato de Trabalhadores Rurais do Crato. O evento foi realizado no último dia 20, com a presença de repentistas, violeiros, cordelistas e grupos de tradição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE