Jornal do Cariri
Professora cria “barril do Chaves” para incentivar aluno com autismo em Juazeiro
O estudante possui hiperfoco no personagem mexicano
Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte/Reprodução
Natália Alves
03/03/23 10:30

Para garantir a permanência e o aprendizado em sala de aula, uma professora da rede pública de ensino de Juazeiro do Norte construiu um "barril do Chaves" para um aluno. Raphael Silva, estudante do 3º ano do ensino fundamental, possui autismo com hiperfoco no personagem, o que motivou a professora Licaelle Rocha a criar a estratégia, em parceria com o cuidador do aluno, Tiago Feitosa.

De acordo com a docente, essa característica está atrelada ao extremo interesse e foco em assuntos específicos. A partir dessa perspectiva surgiu a ideia de construir algo para que o estudante permanecesse junto aos colegas em sala de aula, já que ele apresentava resistência.

Em 2022, o cuidador que acompanhava o aluno identificou o seu hiperfoco no personagem, incluindo no seu dia a dia elementos que remetessem a características do seriado televisivo: o cuidador presenteou Raphael com o chapéu do Chaves, o qual ele usa todos os dias para ir a escola. Com o trabalho de parceria da professora junto ao do cuidador, a criança é estimulada e motivada a desenvolver habilidades básicas que impactam positivamente na sua aprendizagem.

A ideia da construção do barril foi realizada em parceria com Tiago Feitosa, novo cuidador de Raphael, e por meio de doações confeccionou o objeto. A mãe de Raphael, Cícera Torres, ressalta a importância da ação na vida do filho. "Ele adora ir para escola, gosta muito do ambiente, dos colegas e professores, com essa novidade ele não para de fazer os gestos que identificam que ele está alegre. Fico muito feliz com todo esse olhar que estão tendo com meu filho e é também uma forma de incentivar outros profissionais", afirma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ