JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Professora caririense lança livro de poesias sobre história de vida
Livro pode ser adquirido através de campanha de lançamento
Foto: @dveras_studios
Joaquim Júnior
27/05/25 10:30

Vera Lima, natural de Crato e atual moradora de Nova Olinda, carrega consigo uma vida de batalhas: a pobreza, a presença do álcool na família e o abandono parental foram apenas algumas delas. Apesar dos percalços – que não foram poucos –, ela deu a volta por cima e, hoje, conta com orgulho sua história de vida. A alfabetização veio já na fase adulta e, junto a ela, o incentivo e a vontade de vencer. Atualmente professora concursada na cidade de Altaneira, ela acaba de lançar um livro sobre a trajetória dela, intitulado “De verso e poesia: História de vida de uma mulher preta”.

Quando criança, Vera morou tanto numa casinha de taipa, junto aos pais e irmãos, quanto em uma construção abandonada, que parecia um viaduto, em que dormia em cima de papelões, no chão frio e molhado. Nesta época, era nas redondezas onde ela buscava comida para ela, a mãe e os irmãos. Devido às circunstâncias de vida, entrou na escola lá para os oito anos de idade, em meados de 1992. “Meu primeiro dia de aula foi um momento inexplicável, eu me dediquei para aprender a ler rápido”, relembra.

Apesar dos esforços da mãe, Vera não conseguiu permanecer na escola. Para ajudá-la com os gastos em casa, começou a trabalhar na casa de uma família quando tinha 14 anos, ganhando R$ 40 por mês. O valor que conseguia no emprego ia todo para ajudar a mãe e os irmãos. “Nele, consegui realizar meu primeiro e maior sonho, que era um aniversário com bolo e tudo mais, no qual seria dos meus 15 anos”, comenta Vera.

Foi somente em 2010, com o Projovem Urbano, que Vera voltou à escola. A ajuda de custo de R$ 100, um incentivo à alfabetização de pessoas entre 18 e 29 anos, pesou a favor na decisão dela em voltar para a escola, afinal já ajudaria com os custos em casa. Já era casada e com filhos, ela investiu na educação e concluiu o ensino fundamental. Com incentivo da professora de português, depois de apresentar algumas poesias, escreveu o primeiro livro, intitulado “Acreditando em mim”.

Livro foi publicado pela Editora Minimalismos

Ao terminar o Ensino Fundamental, aconselhada pelos professores do Projovem, fez a matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que foi seguida pela aprovação no curso de Letras, na Universidade Regional do Cariri (Urca). “Graças a Deus e aos meus esforços, consegui ser aprovada na 27ª vaga”, relata, ao dizer que, de lá para cá, fez uma segunda licenciatura, em Pedagogia, e duas pós- graduações. “E ano passado fiz o concurso público da cidade de Altaneira para a vaga do Ensino Infantil e Fundamental I, consegui passar e hoje trabalho lá”, completa.

Mais detalhes sobre a história de vida de Vera Lima estão na obra “Verso e poesia: História de vida de uma mulher preta”. A pré-venda do livro, publicado pela Editora Minimalismos, é feita através de uma campanha: caso sejam atingidos 100 exemplares no período, os leitores que apoiarem o projeto receberão mais uma edição para presentear alguém. Quer acompanhar o trabalho da autora? O perfil dela, no Instagram, é  @veralima657.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE