Jornal do Cariri
Professor da Urca relata momentos de tensão em terremoto no Marrocos
Diretor do Geopark Araripe participava de evento no Marrocos
Foto: Geoparque Seridó
Robson Roque
10/09/23 15:00

Professor da Universidade Regional do Cariri (Urca) e diretor do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães estava no Marrocos durante o terremoto que atingiu o país, na última sexta-feira (8). Mais de duas mil pessoas morreram. A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, também cumpria agenda no país árabe.

"Telhas, calhas, muros desabando, falhas estruturais nas casas e as pessoas se dirigiram exatamente para avenida, porque a orientação é sempre essa. O risco de explosão, o risco de atropelamento, risco de incêndio, o risco de pisoteamento", detalha o professor. "Então os primeiros minutos são sempre muito tensos. Depois a coisa acalmou. O que cabe agora, de fato, são as ações humanitárias em apoio ao povo e a família do Marrocos e de Marrakech", destaca.

Eles participavam de uma conferência sobre geoparques organizada pela Unesco. O evento, reunia mais de duas mil pessoas de 190 países, foi cancelado. O encontro seria encerrado com o anúncio da cidade-sede da próxima conferência. A região do Cariri se candidatou e concorre com geoparques de Chile, Coreia e Malásia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ