A Festa de Santo Antônio, que teve início no dia 31 de maio e foi finalizada na última terça-feira (13), contabilizou a presença de 500 mil pessoas nos festejos do padroeiro do município de Barbalha. Foram mais de 50 atrações musicais distribuídas nos palcos montados na Praça da Matriz, Largo do Rosário, Marco Zero, Praça da Estação e no Calçadão, durante os 14 dias de festa, com cerca de 104 grupos culturais que participaram das festividades. O encerramento da festa contou com procissão por ruas da cidade e show de Padre Fábio de Melo, a Festa de Santo Antônio de 2023, foi realizado o show de padre Fábio de Melo, aos pés da estátua do padroeiro da cidade, no Alto da Alegria.
No Cariri, o religioso afirmou ter Santo Antônio como seu padroeiro pessoal. “É sempre uma alegria estar no nordeste, no Ceará. Cantar aos pés de Santo Antônio será muito especial porque ele é o meu padroeiro. É o santo que tenho mais conexão. Já tive a felicidade de ir à Lisboa e celebrar missas na Igreja onde ele nasceu”, comentou o sacerdote.
Popularmente conhecido na região do Cariri como Santo Casamenteiro, Padre Fábio compartilhou outra força do padroeiro dos barbalhenses. “É muito interessante lembrar que Santo Antônio é o padroeiro dos pregadores. Ele era um homem que tinha uma eloquência, uma facilidade de levar a palavra de Deus para as pessoas. Ele resolveu o meu problema, quero ser um pregador como ele foi”, afirmou padre Fábio.
Para o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna, o balanço da festa foi positivo. “Estamos concluindo as festividades de maneira tranquila e com um balanço positivo. Foi uma festa que representou nossa cultura, nossa fé e, principalmente, nossa identidade. Agradecer a cada barbalhense, caririense e visitante que participaram e engrandeceram nossa festa”, afirmou.