Processo de beatificação do Padre Cícero chega à fase romana
Documentos sobre o Padre Cícero serão analisados pelo Vaticano
Foto: Reprodução/ Instagram
Joaquim Júnior
04/11/25 0:00

A Diocese do Crato anunciou a abertura oficial do inquérito sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista, no Dicastério para as Causas dos Santos. A notícia do início da fase Romana, na primeira etapa do Processo de Beatificação do religioso, foi dada no dia 31 de outubro de 2025, exatamente três anos após o processo de beatificação ser iniciado pela Igreja Católica.

Os sinais da proximidade do processo tiveram início com a reconciliação da Igreja com o Padre Cícero, ainda no ano de 2015. Em 2022, houve a reconciliação com a memória espiritual dele, que recebeu, no mesmo ano, o título de Servo de Deus. Posteriormente, uma comissão foi formada para reunir documentos, testemunhos e provas sobre a vida, as virtudes heroicas e a fama de santidade do candidato.

Após quase três anos de coleta da documentação, em 7 de junho de 2025, foi realizada uma celebração que marcou o fim de mais uma etapa. Nela, o material reunido foi lacrado com o selo do bispo diocesano Dom Magnus Henrique Lopes e enviado à Santa Sé, para que fosse aberto e analisado pela Congregação para as Causas dos Santos.

Em entrevista à TV Verdes Mares Cariri, nesta segunda-feira (03), Padre Wesley Barros, vice-postulador da causa de beatificação, contou que o processo tem 4.762 páginas, além de outros volumes de uma literatura que foi produzida a respeito do Padre Cícero, como teses de doutorado e livros publicados. O material, agora, será analisado e deve ser disponibilizado para um relator que vai elaborar uma espécie de tese com cerca 300 páginas. No final de tudo, o trabalho deve ser apresentado ao Papa Leão XIV, líder da Igreja Católica.

“O objetivo desse primeiro inquérito é provar que o Padre Cícero viveu em grau heroico as virtudes teologais, as virtudes cardeais: fé, esperança, caridade, justiça, prudência temperança, fortaleza... Todas as virtudes que nós temos por base na vida cristã, provar que tudo isso foi vivenciado pelo Padre Cícero em grau histórico”, contou.

De acordo com Padre Wesley, enquanto o processo ocorre no Vaticano, os representantes da Igreja no Cariri se dedicarão a ouvir com mais calma relatos de graças alcançadas para, dentre elas, encontrarem uma que preencha os requisitos necessários e que fundamente o segundo inquérito, que é sobre um presumível milagre atribuído ao Padre Cícero – etapa esta que também terá fase diocesana e fase romana, para que ocorra a aprovação.

Até o momento, segundo Padre Wesley, várias pessoas já foram ouvidas, inclusive em outros estados. Para ser considerado milagre, ele explica que é levado em consideração que a cura seja completa, sem nenhuma intervenção de um protocolo médico que possa ter ajudado. “Para nós, é sempre uma alegria poder dizer que o processo continua o seu itinerário”, finalizou, ao dizer que as coisas continuam caminhando bem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE