JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Primeira-dama de Lavras vai disputar contra Danniel Oliveira
12/08/25 0:00

O prefeito de Lavras da Mangabeira, Ronaldo da Madeireira (PSD), parece disposto abortar a aproximação política com o grupo do deputado federal Eunício Oliveira (MDB). No momento, Ronaldo está disposto a candidatar sua esposa, a primeira-dama Izabely Alencar, para deputada estadual. A candidatura de Izabely bate de frente com a reeleição do deputado estadual Danniel Oliveira (MDB), por vezes, o mais votado em Lavras, seu berço eleitoral. Nos bastidores, Ronaldo reafirma que quer uma deputada pra chamar de sua na Assembleia Legislativa. Dentro da estratégia de viabilizar Izabely, o prefeito tem destacado a primeira-dama em todos os eventos oficiais da gestão. Nas redes sociais, a campanha já começou. Aliados ressaltam visitas do prefeito ao lado da futura candidata. A discussão ainda está resumida ao município, mas a promessa é de que, em breve, os horizontes sejam ampliados. Mas, Ronaldo tem problemas que ultrapassam a disputa com os Oliveiras. É preciso apagar a imagem negativa, com a investigação do Ministério Público em contrato da limpeza pública, suspeito de superfaturamento e uso de empresa “laranja”.

Agressão na Câmara de Aurora
O cabeleireiro Rivan Reinaldo recebeu voz de prisão do presidente da Câmara de Aurora, Osasco Gonçalves (PT), na sessão do dia 07. Rivan agrediu verbalmente o presidente e a 1ª secretária da Mesa Diretora, Paulinha de Pedoca (MDB), que discutia a condição da estrada do Sítio São Miguel. Revoltado com os posicionamentos, Rivan chamou Paulinha de “mentirosa” e Osasco de “cabra sem vergonha”. A polícia foi chamada, mas Rivan resistiu com o apoio do prefeito Marcone Tavares (PT). Mesmo aceitando a prisão, Rivan não aceitou a condução à Delegacia na viatura. Queria carro particular. Na avaliação da oposição, a confusão foi estratégica para desgastar o Osasco e sanear o retorno da ex-presidente, Marina Leite (PT). Rivan é ligado a Chico Neto, irmão de Marina.

Prefeito de Potengi no páreo
Incentivado pelo PDT, o prefeito de Potengi, Salviano Alencar, avalia disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Segundo pesquisas internas, há um potencial eleitoral inexplorado no Cariri Oeste. Mesmo com um número significativo de cidades, a região não tem deputado estadual. Diferente do Cariri Leste, que conta com o deputado Guilherme Landim (PSB). No Oeste se destacam as cidades de Campos Sales, Assaré, Antonina, Araripe, Potengi, Salitre, Nova Olinda e Santana do Cariri, que geralmente votam em candidatos de fora. O PDT quer aproveitar esse vácuo. Caso consiga a eleição, a prefeitura de Potengi será comandada pela vice-prefeita Silvaneide Alencar (PDT), irmã de Salviano. Se não for eleito, Salviano volta para Prefeitura. Ou seja, nada a perder.

Sem rompimento em Altaneira
O pedido de exoneração do vereador Ariovaldo Soares (PDT), da secretaria de Governo da gestão Késia Alcântara (PSB), em Altaneira, acabou gerando especulações sobre uma possível crise interna. Ariovaldo é tio do esposo de Késia, o empresário Palito, da Mega Som, e foi, nas gestões do ex-prefeito Dariomar Rodrigues (PT), o principal nome da oposição. Mas as especulações diminuíram depois de uma nota de Ariovaldo, garantindo que não há rompimento e que continua acreditando da gestão Késia. As explicações sobre o pedido de exoneração devem, segundo Ariovaldo, ser detalhadas com o seu retorno à Câmara. Na base de Késia uma certeza: Ariovaldo não será oposição. Pelo contrário, o vereador volta à Câmara para qualificar a defesa de Késia contra a base petista.

Enquanto isso...
Ainda em Altaneira, a prefeita Késia Alcântara reafirmou os laços familiares dentro da sua gestão. Depois da saída de Ariovaldo, da Secretaria de Governo, Késia convidou o ex-prefeito Antônio Dorival.

Dorival assume a chefia de Gabinete e deve conduzir todas articulações políticas da gestão. Ele já foi secretário, vereador e prefeito por dois mandatos. Késia ainda não escolheu o nome para a secretaria de Governo.

Em Antonina do Norte, o prefeito Antônio Filho (PDT) ondulou entre alegrias e tristezas. No dia 30 de julho, discutiu a implantação de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município.

No dia 2, Antônio Filho foi as redes sociais lamentar o falecimento do seu secretário de Infraestrutura, Evânio Braga, vítima de um infarto fulminante. O prefeito decretou luto oficial, por três dias, no município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE