Jornal do Cariri
Pressão eleitoral
Madson Vagner
22/09/20 0:00

A pré-campanha está mexendo com os nervos dos pré-candidatos. Alguns tiveram a inclusão dos seus nomes na lista ficha suja do Tribunal de Contas do Estado. No último dia 18, o órgão divulgou a lista e deixou a situação de pelo menos cinco pré-candidatos do Cariri sob dúvidas perante ao eleitorado. Em casos como o do ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo, a situação é ainda mais difícil. Suas contas já passaram pela Câmara e foram desaprovadas. Outros como Vandevelder Freitas, em Farias Brito, ainda não tiveram as contas votadas e devem permanecer no páreo. Agenor Ribeiro, em Salitre, e Samuel Carlos, em Potengi, também estão em situação mais confortável. Ambos têm grandes chances de aprovação nos legislativos. Entre as dúvidas está Vicente Brilhante, em Santana do Cariri, que terá suas contas julgadas pela Justiça Eleitoral, mas a expectativa é que continue na disputa. Mas, todos estão perdendo o sono.

Na mira do MP

A convenção do DEM, em Mauriti, chamou atenção pela quantidade de pessoas. O problema é que estamos num momento de restrições a aglomerações e a festa acabou em dor de cabeça para a chapa de Sávio Martins e Samuel Coelho. As imagens em fotos e vídeos chegaram ao promotor Leonardo Marinho, que instaurou procedimento para investigar e identificar as pessoas presentes. Segundo informações estavam na aglomeração advogados, empresários e até um deputado estadual. Pior, a maioria sem máscara, o que se enquadra em lei estadual que obriga seu uso em público. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil, depois de pedido de abertura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), feito pelo Ministério Público. O próximo passo é identificar os presentes na aglomeração, que ocorreu no dia 16 no distrito do Coité.

Em neutralidade

Depois da repercussão da notícia de que o prefeito de Penaforte, Agábio Sampaio, estaria no palanque do ex-prefeito Luís Celestina, a assessoria do prefeito entrou em contato com a coluna e garantiu: Agábio não estará em nenhum palanque nas eleições deste ano. Segundo informou o assessor, que prefere não se identificar, Agábio queria, na verdade, apoiar o pré-candidato da oposição Rafael Ângelo, mas acabou sendo renegado. Sobre ter lançado Luís Celestina, o assessor garantiu que Agábio, sequer, compareceu a convenção do PDT, que oficializou Celestina. O detalhe é que Agábio e Celestina fazem parte do mesmo partido, o PDT, e ambos já haviam negado qualquer rompimento. Na verdade, o lançamento político aconteceu antes da convenção e aconteceu com o crivo de Agábio. Para a oposição, a ausência de Agábio é, simplesmente, pela imagem desgastada.

De volta ao jogo

O ex-prefeito de Jardim, Fernando Luz, está de volta ao jogo. Pelo menos é o que circula nas ruas da cidade, após a convenção do PDT no dia 14. Ainda inelegível por cassação de mandato, Fernando lançou a sobrinha, Clea Luz, como pré-candidata a prefeita. A vice será ocupada pelo ex-chefe de gabinete e ex-candidato a prefeito pelo grupo, Odailton Carlos, mais conhecido como Pelé. A dupla terá o apoio de parte da cúpula do PDT no Estado, como o deputado estadual Guilherme Landim, líder do partido na Assembleia Legislativa, e do deputado federal André Figueiredo, presidente estadual da sigla. Não está certa a presença do senador Cid Gomes. O PT do governador Camilo Santana também confirmou a pré-candidatura de Júnior Coutinho na eleição. Júnior não teve a confiança do grupo de Fernando e, por isso, a oposição sai dividida.

Ex-adversários juntos

A campanha eleitoral de Nova Olinda trará uma novidade neste ano. Os ex-adversários Socorro Matos, do PT, e o ex-prefeito Afonso Sampaio, do PSD, estarão no mesmo. Os dois disputaram as últimas eleições sempre em lados opostos. A confirmação da aliança veio com a convenção petista no dia 15, que teve a presença e a declaração de apoio de Afonso. O ex-prefeito acabou indicando o candidato a vice da chapa, que será Beto Jeremias, do PDT. A chapa PT/PDT terá apoio total de lideranças do Estado, como os deputados federais Idilvan Alencar (PDT) e José Guimarães (PT), além do senador Cid Gomes e o governador Camilo Santana. A amizade de Afonso com Camilo e o rompimento com o atual prefeito Ítalo Brito foram os principais motivos para a aliança. Socorro foi vereadora e nas eleições de 2016 perdeu a disputa de prefeito para Afonso.

Oposição unida

Durou pouco a aventura de Gabriela Macedo, filha do Coronel Hermann Macedo, como candidata em Campos Sales. Gabriela foi lançada pelo pai, no dia 14, depois dele saber que não iria participar da indicação dos nomes do grupo político ligado ao prefeito Moésio Loiola. Gabriela não chegou nem a realizar convenção. Antes, teve ao lado do pai uma conversa com o outro candidato da oposição, o vereador José Solano, do PSD, que acabou mantendo sua pré-candidatura. Sem acordo, Gabriela e o pai decidiram pela desistência. A divisão favoreceria ao candidato de Moésio, Rômulo Melo, que é seu sobrinho. Moésio ainda espera resultado sobre o pedido de filiação do sobrinho. Rômulo, sequer, era filiado a partido político antes do prefeito decidir pelo seu nome. A oposição deve contar, também, com o grupo do ex-prefeito Paulo Ney.

Enquanto isso...

... Ainda em Campos Sales, o Ministério Público do Estado encaminhou à Polícia Federal denúncia de falsidade ideológica e falsificação de documentos, possivelmente cometidas pela direção do PDT na cidade. A denúncia é de adulteração na ata da convenção do partido que oficializou o nome de Rômulo Melo como pré-candidato a prefeito.

... Para a investigação, a promotora Efigénia Coelho analisou a ata que serviu como prova da filiação de Rômulo. Segundo lideranças da oposição no Município, Rômulo não tem filiação, nem residência eleitoral na cidade. A decisão do prefeito Moésio Loiola de indicar Rômulo como pré-candidato aconteceu após os prazos de transferência de domicílio e filiação.

... Em Jati, as imagens da carreata patrocinada pelo pré-candidato Dr. Aristóteles, logo após a convenção do PSB, no dia 16, impressiona. Mas, assim como em outros municípios, as imagens já estão nas mãos dos promotores do Ministério Público Eleitoral para apurar responsabilidades sobre descumprimento de decretos de isolamento e distanciamento social.

... As imagens do PSB de Jati mostram dezenas de motos, carros e pessoas a pé, na sua maioria vestidas de amarelo, cor do partido. A padronização demonstra que o evento foi articulado pela organização da pré-campanha. Resta saber se houve distribuição de combustíveis, o que, além de desobediência aos decretos, pode se configurar em crime eleitoral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ