Jornal do Cariri
Pressão e discriminação na Câmara de Jati
31/05/22 0:00

A sessão extraordinária do dia 25, na Câmara de Jati, deveria ser esquecida. Discutindo a pauta do novo Plano de Cargos e Carreira (PCC), vereadores da base da prefeita Mônica Mariano cometeram crimes para abafar o debate. Na tentativa de desviar o foco, a vereadora Valma Gomes disse que os servidores afastados deveriam dar lugar aos “jovens de mente aberta”. A discriminação foi formalizada pelo Sindicato ao Ministério Público do Estado. Existe uma decisão judicial mandando reintegrar os servidores. Ainda na sessão ordinária, o vereador Naldim Gervásio pediu vistas do projeto, mas voltou atrás depois de sofrer pressão dos colegas e de professores contratados presentes à sessão. O vereador Ronivaldo criticou a sindicalista Nesci por defender os servidores. Ela respondeu que vai continuar combatendo o uso dos cargos na Prefeitura para fazer política. Para lotar a sessão, a gestão deixou a escola Maria Núbia sem aula. O embate entre Sindicato e a gestão da prefeita Mônica está tomando proporções de caso de polícia. É questão de tempo.

Camilo, cidadão de Brejo Santo e Aurora

Colhendo os frutos do trabalho de quase oito anos à frente do Governo do Estado, o ex-governador Camilo Santana (PT) iniciou agenda de homenagens pelo Ceará. No Cariri, recebeu dois títulos de cidadão neste sábado (28): em Aurora pela manhã e Brejo Santo à tarde. Sob a articulação dos deputados estaduais Guilherme Landim (PDT) e Fernando Santana (PT), os eventos mostraram o peso político de Camilo em sua região. No domingo, Camilo finalizou a agenda do fim de semana em Barbalha. Mesmo nos bastidores, Camilo evitou falar sobre a disputa interna com o PDT. Disse que a disputa está perto de uma decisão final. Em meio a festa, Camilo tenta amenizar a crise.

Evanderto é 100% MDB em Assaré

O ex-prefeito de Assaré, Evanderto Almeida, líder da oposição, está com problemas com seus aliados. Ele fechou apoio a candidatos do MDB para deputado federal e estadual. Votará em Eunício Oliveira e Davi de Raimundão. A crise está instalada. Com o PSD do federal Domingos Neto está configurado o rompimento. Já com o suplente de deputado estadual Anderson Palácio, a confusão é ainda maior. Evanderto tinha compromisso com Anderson para estadual e, agora, deve perder apoio no grupo liderado pelos ex-vereadores professor Palácio e Aninha. Evanderto diz que está decidido e não voltará atrás em suas escolhas.

Prefeito disputado por base governista

O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton, está em transição política. Samuel se negou a permanecer na oposição estadual e não se filiou ao União Brasil, resultado da fusão do DEM, seu partido, e o PSL. Iniciou a aproximação com a base do Governo através do deputado Fernando Santana, que deve ser seu candidato a estadual. Novo no grupo, é natural que seja disputado pelas forças políticas. E essa disputa tem causado dor de cabeça na escolha do federal. Há quem garanta que Camilo pedirá apoio para Janaina, mas Izolda quer o voto em Idilvan.

Enquanto isso...

Em Granjeiro, a revolta tomou conta da população. O acúmulo de lixo e vegetação daninha no açude do Junco está levando a população a se mobilizar em mutirões de limpeza semanalmente.

Normal, diante da escassez de recursos públicos. Mas, a população reclama que, enquanto faz mutirão, a secretária de Meio Ambiente, Delsivania Alves, ostenta uma viagem pela Europa.

Em Milagres, o prefeito Cícero Figueiredo parece disposto a remar contra a maré da máxima que manda esquecer as obras de ex-gestores. Assinou ordens para terminar obras inacabadas.

O recado à má política veio em parceria do deputado estadual Guilherme Landim, que destinou emendas necessárias à obras em unidades de saúde e equipamentos para o Hospital Municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ