Jornal do Cariri
Prefeitura de Abaiara faz licitação para comprar 16 mil picolés
21/05/24 0:00

O vereador Ricardo Leite (PT) denunciou uma licitação publicada pela Prefeitura de Abaiara, para compra de produtos alimentícios, limpeza e de escritório, para as secretarias da gestão Afonso Tavares (PDT). Em pronunciamento, na sessão do dia 14, o vereador chamou a atenção para compra de 16 mil picolés, 300 kg de bombons e pirulitos, e 100 fardos de pipoca. Se fosse distribuir os picolés para toda a população do Município, ainda sobraria. Abaiara tem pouco mais de 11 mil habitantes. Para o vereador, o valor de R$ 1,4 milhão poderia ser gasto na compra de remédios e usado para diminuir as filas para cirurgias. A vereadora Mara Sampaio (MDB) lembrou que grande parte da população necessita de cesta básica. Ricardo aponta como suspeita a compra de 450 litros de água sanitária, 540 latas de leite condensado, 300kg de margarina, 1,5 mil kg de açúcar, 4,8 mil pacotes de suco, 700 pacotes de café e 400 litros de óleo de soja, entre outros produtos. Ricardo avalia a licitação como “limpa caixa”. A licitação deve ser denunciada ao Ministério Público.

Denúncias de crimes eleitorais em Potengi e Salitre

Os prefeitos de Salitre, Dodó de Neoclides (PSB), e de Potengi, Edson Veriato (PT), estão sendo acusados de abuso de poder e favorecimento eleitoral. Dodó é investigado pelo Ministério Público, por crime eleitoral, improbidade e abuso de poder político. Ele estaria usando servidores em atos políticos, sob ameaça de exoneração, além de usar prédios públicos para campanhas de filiações. A investigação é compartilhada com a Procap. Em Potengi, Edson é denunciado pelo União Brasil, que aponta propaganda antecipada em favor do secretário Luã Almino, pré-candidato a prefeito. Uso do cargo e da máquina pública, como carros oficiais e equipe de mídia, fazem parte da denúncia encaminhada ao Ministério Público Eleitoral.

Candidato da oposição em Missão Velha na berlinda

O candidato da oposição em Missão Velha, o ex-prefeito Diego Feitosa (MDB), está sob temor de não participar da eleição deste ano. A incerteza é causada pelo julgamento de duas contas (2019 e 2020) da sua gestão, que tramitam no Tribunal de Contas do Estado (TCE). As contas receberam parecer prévio da Secretaria de Controle Externo, pela desaprovação, e devem seguir ao plenário da Corte nos próximos dias. Caso a Corte siga as orientações para a desaprovação, Diego precisará de dois terços dos votos para aprovação na Câmara. A corrida para construir a viabilidade de Diego já começou. Ele é o nome mais cotado na oposição. Os ex-prefeito Tardiny Pinheiro (PT) e Washington Fechine (MDB) estão fora do páreo.

Pesquisa eleitoral é suspensa em Jati

Uma decisão da Justiça Eleitoral suspendeu a pesquisa de opinião com candidatos à prefeitura de Jati deste ano. A ação, movida pelo PSB, do pré-candidato Antônio de Neta, convenceu a juíza Samara Costa Maia, que reconheceu a ausência de informações apresentadas pela empresa Falcão Pesquisas e Publicidades. Na decisão, a juíza avalia que a pesquisa contraria a legislação que regulamenta o setor. Para quem fizer a divulgação, ficou estipulado multa diária de R$ 10 mil. A pesquisa foi suspensa uma semana depois da divulgação. A oposição avaliou que o levantamento fez um grande estrago. Já a população reclama da falta de opção. Além de Antônio de Neta, também concorre Mônica Mariano, atual prefeita.

Enquanto isso...

O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton (PT), consegue abafar as críticas com notícias positivas. Eventos representativos, seguidos de uma sequência de inaugurações e previsões de entregas têm feito a diferença.

O deputado estadual Fernando Santana (PT) tem destacado a habilidade de Samuel para fazer parcerias como a que vai entregar o Santuário da Menina Benigna, em breve. Samuel torna realidade um sonho antigo.

Em Nova Olinda, o prefeito Ítalo Brito surpreende pela desenvoltura na literatura. No sábado (18), lançou a segunda edição do livro “Nova Olinda Ceará: Nossa terra, nossa gente”, no Teatro Violeta Arraes.

No trabalho, o prefeito conta sua visão histórica da cidade, onde teve dois mandatos. O livro fala de potenciais que devem fazer o futuro do Município, como o ciclo do couro, vivido atualmente. Vale conferir!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ