Jornal do Cariri
Prefeitos fazem cerco para evitar adoção de lockdown
Prefeitos se reúnem para avaliar ações integradas
Da Redação
23/02/21 0:00

A região do Cariri vive grande expectativa sobre as medidas a serem adotadas pelo Governo do Estado no próximo dia 28 de fevereiro, quando será editado novo decreto para o enfrentamento à covi-19. O decreto atual, publicado no último dia 17, determinou a restrição no horário de funcionamento de bares e restaurantes e o toque de recolher entre as 22h e 5h em todo o Estado. Em reunião com 170 prefeitos do Estado, no dia 18 de fevereiro, o governador Camilo Santana (PT) pediu união para fazer valer as medidas mais restritivas. O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), sinalizou que se reunirá com os prefeitos de Barbalha, Guilherme Saraiva (PDT), e de Juazeiro, Glêdson Bezerra (Podemos), para tratar de medidas integradas de combate à covid-19 no Crajubar.

“Não adianta o Crato colocar a barreira sozinho. Temos que tratar a região como um todo. É isso que os prefeitos estão fazendo”, explicou o prefeito do Crato. Zé Ailton afirmou que os três gestores devem avaliar a eficácia das medidas durante esta semana, para projetar o período seguinte. Ele cita o exemplo do comércio no município, que recebe clientes de várias cidades vizinhas, e que medidas mais restritivas podem comprometer ainda mais a economia local. Ainda durante a reunião entre o governador Camilo e prefeitos do Ceará, o prefeito Glêdson Bezerra, de Juazeiro, sugeriu que o governo agisse de maneira diferenciada para cada região do Ceará, para evitar prejuízo ainda maior para a economia do Município. (Ler matéria na página 4)

O vice-presidente da Federação das CDL no Ceará, Michel Araújo, avalia como pequena a possibilidade de decretação de lockdown pelo Estado. “Temos dialogado constantemente com o Governo e não há nada neste sentido”, disse. Michel ressalta que o pânico é motivado pelo grande número de notícias falsas que circulam nas redes sociais. Ele chama a atenção para o fato do atual decreto ter estendido o horário do comércio até as 20 horas, tendo como diferencial o projeto “Loja Mais Segura”.

Em vídeo sobre a situação epidemiológica no Ceará, a secretária executiva de Vigilância Sanitária e Regulamentação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Magda Almeida, confirmou que o Ceará vive uma crescente de casos confirmados e óbitos por covid-19 e chama atenção para uma peculiaridade desse segundo momento da pandemia no Ceará. Diferente do que aconteceu no primeiro momento, quando houve primeiro um aumento na capital e depois no interior, agora, o Ceará vive epidemias simultâneas. “Todas as regiões apresentam aumento de casos, de internações e de óbitos”. Conforme apresentado, o Cariri é uma região que ainda tem municípios com alerta moderado, o que difere de cidades das outras regiões, que apresentam somente alerta alto e altíssimo.

Apesar dos dados, o Hospital Regional do Cariri (HRC) está funcionando com 100% dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, a unidade deve receber um aumento de 40% nos leitos de UTI, prometidos pelo secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

Na última semana, entre os dias 14 e 21, Juazeiro confirmou seis óbitos e um aumento de 27 para 43 hospitalizados por covid-19. Apesar do aumento nas mortes e hospitalizados, houve baixa no número de suspeitos, que saiu de 88 para 80; e nas contaminações, que saíram de 353 para 304 infectados.

No Crato foram quatro mortes com aumento nos hospitalizados, saindo de 3 para 9. Os casos confirmados da doença saltaram de 146 para 217 e os suspeitos subiram de 438 para 688. Em Barbalha, foram registrados dois óbitos e um aumento nos casos, saindo de 91 para 111. Houve estabilidade nos internamentos, em 17, e aumento nos suspeitos, de 1.707 para 1.774.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ