Jornal do Cariri
Prefeitos do Cariri-Oeste descontentes com Elmano
28/02/23 0:00

A tranquilidade na visita da titular da Secretaria do Meio Ambiente, Vilma Freire, ao Cariri, nos dias 23 e 24, é apenas aparente. Nada que comprometa a atuação da secretária recém indicada. As críticas e o descontentamento que começam a crescer a partir do Cariri Oeste são direcionados ao governador Elmano de Freitas (PT). Nos bastidores do encontro, no auditório da Cagece, em Juazeiro do Norte, os prefeitos convidados para ouvir sobre a política estadual de resíduos sólidos convergiram sobre o abandono do Governo às demandas dos municípios. As obras, que dependem do MAP, estão paralisadas, sem recursos desde dezembro de 2022. Elmano não fez o remanejamento de 2022 para 2023, nem colocou os limites dos valores. Na avaliação dos prefeitos, Elmano não liberou mais nada para a região. Os prefeitos têm recorrido aos deputados estaduais, mas as respostas são sempre negativas. Os gestores municipais exigem respeito para uma região que foi decisiva na eleição.

Faltou paciência para Guilherme Landim com o DNIT

Acabou a paciência do deputado estadual Guilherme Landim, no trato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Na última semana, aconteceu mais um acidente com vítimas fatais na BR-116, no trecho que corta o município de Brejo Santo, onde Guilherme já foi prefeito. O deputado usou a tribuna para reclamar que enviou mais de 15 requerimentos, somente em 2022, pedindo providências contra a proibição federal para a implantação de lombadas, rotatórias, fiscalização eletrônica, além da retomada do projeto do Anel Viário, que retira o fluxo de veículos de dentro da cidade. No dia seguinte, Guilherme se reuniu com representantes do órgão e nada de concreto ficou encaminhado. Descaso!

Prefeitura de Milagres enxuga folha por temer atrasos

Uma declaração do vice-prefeito de Milagres, Anderson Eugênio, colocou em xeque a gestão do prefeito Cícero Figueiredo. Perguntado sobre o retorno de servidores contratados, foi direto: onde não houver necessidade, não será chamado. E disse mais: a saúde está “enxugando a folha para evitar atrasos”. A dúvida é se havia excesso de contratados. A oposição prepara denúncia ao Ministério Público, para investigar o uso político da máquina pública na gestão. Para piorar, enquanto a gestão avalia a necessidade dos contratados, a população reclama falta de médicos nos sítios Feijão e Saco. Mas, Anderson tem a solução: disse que o povo fosse até a vizinha Vila Padre Cícero, que lá não falta médico. Boa solução!

Câmara de Milagres tira Hellosman do páreo em 2024

O ex-prefeito de Milagres, Hellosman Sampaio, está se despedindo do protagonismo político nas disputas eleitorais. O “golpe de misericórdia” veio na sexta-feira (24), com a reprovação das suas contas de governo de 2015 pela Câmara. Com a desaprovação do Tribunal de Contas, Hellosman precisava de oito dos 11 votos, ou dois terços da Casa, e teve apenas dois, dos vereadores Napoleão e Fernando Sampaio. O resultado deixa Hellosman inelegível por 8 anos, o tirando da disputa de 2024. Com mais de 70 anos e vindo de seguidas derrotas eleitorais, na Justiça e na Câmara, a avaliação é que Hellosman sai da vida pública. Aliados avaliam que o fim melancólico não apaga a liderança exercida no Município por quase 20 anos. Justo!

Enquanto isso...

Em Salitre, o ex-prefeito Rondilson Ribeiro renova suas pretensões de voltar a comandar a Prefeitura. Na sexta-feira (24), o ex-gestor teve suas contas de governo de 2018 aprovada pela Câmara.

Foram sete dos 11 vereadores favoráveis as contas, que chegaram com parecer favorável do Tribunal de Contas. Rondilson é do PT e deve entrar na prioridade petista no Cariri, que quer eleger 50 prefeitos em 2024.

Em Jati, a expectativa é para a provável visita do presidente Lula. O deputado federal José Guimarães (PT) reafirmou, no dia 24 ao Jornal O Povo, que o presidente virá ao Cariri, ainda neste primeiro semestre.

Além de Juazeiro do Norte, para entregar novos blocos da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Lula deve passar por Jati para visitar as obras da Transposição do São Francisco. A agenda ainda não foi montada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ