Jornal do Cariri
Prefeitos apontam queda preocupante na arrecadação
Arrecadações despencam durante a pandemia do novo coronavírus e deixam gestões municipais preocupadas
Arte: Evando Matias
Madson Vagner
16/06/20 16:43

As prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha acenderam o alerta para a queda vertiginosa nas arrecadações municipais, durante os meses de pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os prefeitos não falam em valores brutos ou percentuais fechados, mas alertam que os recursos da ajuda emergencial do Governo Federal são insuficientes para cobrir o rombo.

Entre as receitas mais prejudicadas estão impostos como o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ISS (Importo Sobre Serviço de Qualquer Natureza), IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotores). A queda nessas arrecadações, em média, estaria acima dos 50%. Segundo os gestores, levantamentos mais precisos devem ser divulgados em breve.

No dia 09, as três prefeituras receberam R$ 9,6 milhões de ajuda emergencial, repassados pelo Tesouro Nacional para sanar parte das perdas. Apesar da ajuda, os gestores reclamaram da demora na liberação e da insuficiência dos recursos. O prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio (PSDB), comemora a chegada do recurso e destacou sua importância, mas alerta que a ajuda não repara os prejuízos sofridos pelo Município.

Segundo Argemiro, nem o valor do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que está sendo igualado a 2019, repara os prejuízos. Para ele, não são levados em consideração aumentos como inflação e reajustes salariais. Argemiro cita, ainda, além de impostos como ICMS, ISS, IPVA, cotas de participação da Prefeitura que não serão cobertas pelo auxílio.

Mais detalhes na edição do Jornal do Cariri desta semana, que está disponível para download no ícone na barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ