Jornal do Cariri
Prefeito Ítalo continua sem filiação ao PT de Nova Olinda
29/08/23 0:00

O prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito, está conhecendo, da pior maneira, a dinâmica das disputas internas do PT. Convidado pela executiva estadual, teve o nome vetado pelo diretório municipal. Sabe que sua entrada está comprometida e enfraquecida. Não tem garantia de colocar seus pensamentos para 2024. A filiação de Ítalo é apenas a porta para a filiação do seu primo e secretário local, Leonardo Brito, candidato preferencial para 2024. A direção estadual tentou fortalecer a posição, articulando uma plenária no Município, no sábado, dia 26. Entregou ao prefeito uma moção de apoio e prometeu um manifesto pedindo a filiação de Ítalo. Não surtiu efeito, a posição da presidente do diretório municipal, Socorro Matos, continua a mesma: é oposição. Socorro não foi a plenária. Para piorar, o evento não teve nomes de peso como o deputado federal José Guimarães. Ítalo tem um convite do senador Cid Gomes para se filiar ao PDT. Nesse momento, parece ser o melhor caminho.

PSB de Jati prepara uma candidatura feminina 

A disputa em Jati está ficando cada vez mais acirrada para 2024. Depois do aparente rompimento entre a prefeita Monica Mariano e a ex-prefeita Neta Diniz, que deve apresentar uma candidatura pelo PSD, agora foi a vez do PSB se colocar na disputa. Em evento em Fortaleza, que deu posse ao novo presidente estadual, no sábado, dia 26, o vereador juazeirense, Márcio Joia, anunciou a filiação da sua esposa, Eline Menezes, ao partido em Jati. É dado como certa sua candidatura. A dúvida é se será a vice de Monica ou em voo solo. Monica se filiou ao PT com o apoio do deputado José Guimarães e Eline vem ao PSB com a articulação de Giovanni Sampaio e o apoio do ministro Camilo Santana. A filiação já repercute.

Deda trabalha para enfraquecer oposição em Farias Brito

A disputa em Farias Brito promete ser acirrada. Pensando nisso, o prefeito Deda Pereira (PDT) começou sanear sua reeleição junto a lideranças estaduais. Num intervalo de apenas 30 dias, o prefeito esteve com lideranças petistas, como o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador Elmano de Freitas. Vale salientar que o PT é o berço da oposição no Município, tendo como filiado o ex-prefeito Vandevelder Freitas, principal adversário de Deda. Dentro do PDT, Deda esteve com o senador Cid Gomes, que garantiu apoio e prioridade à reeleição em 2024. Deda terá o apoio do MDB e já articula para trazer o PSB. Por enquanto, Vandevelder apresentou a reaproximação com o ex-prefeito Zé Maria. Parece pouco para o tamanho do desafio.

Dariomar ganha protagonismo entre prefeitos

Surpreendeu o engajamento do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), nas discussões em apoio aos municípios. Em reunião organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com articulação da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Dariomar pediu união dos prefeitos cearenses. A reunião com a bancada cearense motivou a paralisação do dia 30, onde já aderiram cerca de 171 prefeituras do Estado. Dariomar fez coro por uma ajuda imediata do Governo Federal no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas não esqueceu de outros que necessitam atenção como pisos salariais. Pediu uniformização nas atitudes e projetos. Foi parabenizado por várias lideranças.

Enquanto isso...

Há dois meses sem transporte, os estudantes universitários de Potengi resolveram protestar em frente à Prefeitura, dia 24. Não adiantou. O prefeito Edson Veriato não estava no prédio e nada foi resolvido.

Sem uma posição para a situação, os cerca de 30 estudantes foram até a casa do prefeito para tentar conversar. Não foram recebidos. E pior, Edson chamou a polícia para os estudantes. Ninguém entendeu a truculência.

Na Câmara de Tarrafas, a sensação de impunidade é mais que um sentimento. A avaliação veio após o presidente da Casa, vereador Neto, informar sobre uma fiscalização do Ministério Público no Município.

Em resposta a informação, o vereador Adir Guerreiro foi direto: “Promotor não resolve nada”. Adir é cunhado e líder do prefeito Taiano Martins, na Câmara. O responsável pela fiscalização é o promotor Bruno Vasconcelos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ