JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Prefeito Glêdson cotado para assumir presidência da fusão de PSDB-Podemos
18/03/25 0:00

Uma reviravolta partidária promete agitar as eleições de 2026. O PSDB que estava se fundindo com o PSD, e ia desaparecer, mudou de estratégia. Desistiu dessa solução e abriu entendimento que irá provocar o surgimento de um novo PSDB. O PSDB irá absorver o Podemos, num acordo já fechado com a presidente nacional Renata Abreu. Fundido os dois partidos, há dúvidas se será mantido o nome PSDB, ou se surgirá uma nova legenda, a partir da fusão. Fortalecido, o novo PSDB resolveu continuar crescendo. Está próximo de fechar uma federação com o Solidariedade e, na última quinta (14), em Brasília, aconteceu um encontro de dirigentes tucanos, sob a liderança do deputado Aécio Neves com o presidente nacional dos Republicanos, Marcos Pereira. Na reunião, avançou bastante a possibilidade de uma federação do PSDB com os Republicanos. Quem avalizaria essa união seria o presidente da Câmara Federal, Hugo Mota. Porém, não é fácil essa federação sair do papel. Há resistências dentro dos Republicanos, inclusive no Ceará. O fato novo é que com essa fusão, PSDB-Podemos, o partido continuará sob a chefia do ex-governador Tasso Jereissati no Estado. E Tasso quer que o prefeito Glêdson Bezerra assuma a presidência estadual do PSDB no Ceará, para torná-lo um grande partido, voltando a eleger deputados federais e disputando o Governo do Ceará e as vagas de senador. O próprio Glêdson Bezerra é um dos nomes citados para enfrentar o governador Elmano de Freitas na corrida ao Abolição.

Prefeituras do Cariri lutam contra gastos com servidores

Descontrole nas despesas com pessoal nas prefeituras do Cariri. Mais de 40% dos municípios foram notificados pelo Tribunal de Contas do Ceará (TCE), porque superaram ou estão perto do limite prudencial para gastos com folha de pessoal. Na verdade, são 13 prefeituras do Cariri nessa situação. Receberam os ofícios os municípios que superaram os limites total (100%), prudencial (95%) e o de alerta (90%), durante o terceiro quadrimestre de 2024. Da lista caririense, Jardim (56,62%) e Jati (56,26%) estão acima do limite de 54%, extrapolando 100% do permitido. Nestes casos, os prefeitos estão ameaçados de responderem a processos por improbidade administrativa. Entre os relacionados no limite prudencial de 95% estão Missão Velha (53,77%), Nova Olinda (53,34%) e Tarrafas (53,90%). Com cenários menos preocupantes estão Abaiara (50,63%), Antonina do Norte (48,75%), Araripe (50,63%), Juazeiro do Norte (48,80%), Lavras da Mangabeira (50,91%) e Mauriti (49,87%). O Tribunal de Contas ressaltou a necessidade dos prefeitos adotarem “providências cabíveis ao atendimento dos limites legais” para resolver essa situação, cumprindo a Constituição.

Prefeitos dizem querer reduzir folhas de pessoal

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra destacou que o equilíbrio no limite de gasto com pessoal está entre as principais conquistas da sua administração. “Fechamos 2024 com 48,8%, abaixo do limite de 54%. Isso comprova a nossa responsabilidade com as contas públicas”, disse. Já no município do Jardim, na liderança com gastos de pessoal acima do que determina a lei, o ex-prefeito Aniziário Costa (PT) explicou que informou repetidas vezes ao TCE, ser impossível uma redução, porque Jardim não consegue reverter a situação, em consequência do alto número de concursados na administração. Em Jati, a prefeita Mônica Mariano (PT) foi notificada por descumprimento do prazo de retorno ao limite devido ou a redução do percentual anual de 10%. Está estudando a adoção de medidas para se adequar a legislação. Quem está mais enrolado com essa ameaça do TCE é o prefeito de Missão Velha, Dr. Lorim. Reeleito, terá de responder ao problema identificado pelo TCE no exercício do mandato. E, no cargo, terá de fazer cortes. Em Tarrafas e Nova Olinda, os dois novos prefeitos estão conscientes da responsabilidade sobre seus ombros, de reduzir os gastos com a folha de pagamento do pessoal.

Camilo e Cid se reúnem para pacificar sucessão

O ministro Camilo Santana empossou na sexta-feira (14), em Fortaleza, o novo reitor do IFCE, professor Wally Meneses. Após a solenidade, Camilo falou com jornalistas presentes. Confirmou ter jantado, na semana passada, com o senador Cid Gomes, na casa de um amigo em Brasília. Disse que a relação com Cid é a melhor possível. Negou qualquer desavença política entre eles. E pôs fim as especulações sobre uma candidatura de Cid Gomes ao Abolição no ano que vem: “A única coisa que nós temos certeza é a reeleição do Elmano e, claro, se o Cid Gomes, que tem mandato hoje, for para reeleição, então essa é a única certeza que temos, hoje, em relação às eleições de 2026”. Essa declaração do ministro Camilo sepulta as pretensões de Cid Gomes ter o apoio de Camilo. Semanas atrás, Cid Gomes andou conversando com dirigentes dos partidos aliados do governador Elmano, onde mudando de comportamento, falou muito. Revelou que a sua posição era clara: do jeito que está hoje o governo Elmano, ele não tem chances de se reeleger. E fez uma confissão, que hoje já se arrependeu:” Se o Camilo quiser continuar com o nosso projeto de poder, faço o sacrifício e sou candidato ao Governo”. Nessa armação, Elmano se desincompatibilizaria em abril de 2026, para concorrer ao Senado. Isso passou depois do jantar de Brasília. Está definido sem retrocesso. E foi afirmado por Camilo: Cid Gomes tem vaga assegurada na chapa de Elmano.

Bender emplaca Diogo Machado na Adece

O empresário Gilmar Bender tem demonstrado, realmente, sua força no Governo do Estado. Depois de indicar a filha, Bruna Bender, para a direção do Samu do Cariri e Centro Sul, agora foi a vez de emplacar o seu genro, Diogo Machado, para a direção do Distrito Industrial do Cariri, ligado a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). Ao lado de Rafael Branco (PP), diretor de negócios da Adece, Diogo completa os nomes para a disputa proporcional da Adece no Cariri. Além do controle estratégico do órgão por Bender, o cargo potencializa ainda mais a candidatura a deputado estadual de Diogo. Bender quer mais força política a partir dos cargos, inclusive de deputado, para viabilizar sua candidatura de prefeito em 2028, contra o nome indicado pelo seu ex-aliado, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). Bender nega a pretensão, mas dentro do Abolição, a candidatura é uma realidade futura. Bender sabe que para sua candidatura se tornar realidade, precisa fazer o que não conseguiu no passado: eleger Diogo deputado estadual.

Giovanni articulador de Bender junto ao Governo

 O ex-vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio (PSB), tem sido identificado como o principal negociador do empresário Gilmar Bender junto ao Governo do Estado. Giovanni foi, também, o responsável pela mudança,  que levou Bender a trocar de lado em 2024, deixando a base do prefeito Glêdson Bezerra, para apoiar o candidato governista Fernando Santana (PT). Ao assumir essa articulação, Giovanni colocou em xeque a própria candidatura do seu filho, Giovanni Filho, a deputado estadual, justo o cargo pretendido por Diogo Machado, genro de Bender. Giovanni mantém o nome do filho na briga por uma vaga na Alece, mas reconhece que a decisão final sobre enfrentar as urnas dependerá de uma conversa com o ministro Camilo. Giovanni é leal a Camilo, e fará o que for melhor para a liderança do ministro da Educação no Cariri. Giovanni continuará como diretor do Hospital Regional do Cariri, onde vem realizando um excelente trabalho.

Disse me disse…

Deputados Eunício Oliveira e José Guimarães decidiram que são candidatos ao Senado Federal.

Se houver problemas para viabilizarem suas candidaturas com apoio de Elmano e Camilo, tanto Eunício quanto Guimarães não serão mais candidatos a uma vaga Câmara Federal.

Contudo, os dois estão confiantes que as vagas serão deles, numa aliança do PT e MDB.

 Quem passou pelo Cariri foi o ex-candidato à presidência, Padre Kelmon, para discutir a implantação do “Foro do Brasil” na região.

 Kelmon se reuniu com lideranças da extrema direita. Na pauta, barrar a hegemonia da esquerda no Ceará. Declarou apoio a Bolsonaro em 2026, que está inelegível.

 O afastamento de Acrísio Sena do Centec, para assumir a Alece, foi a gota d’água para Pedro Lobo. Sobrou críticas ao grupo de José Guimarães.

 Pedro está conversando com o deputado federal José Airton Cirilo. Ameaça migrar para o grupo do Movimento PT, deixando a tendência de Guimarães. 

Em Juazeiro, lideranças ligadas à extrema direita realizaram um evento em apoio à anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos condenados de 08/01.

Desculpe a ignorância, como esses prefeitos do Cariri vão conseguir reduzir as folhas de pessoal, tendo que mostrar força eleitoral no ano que vem?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE