JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Prefeito Glêdson assume manobra de grande risco
28/02/23 0:00

O escândalo de superfaturamento no aluguel de máquinas da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) da prefeitura de Juazeiro do Norte provocou um curto-circuito na base do prefeito Glêdson Bezerra na Câmara Municipal. Vereadores aliados ao prefeito fomentaram essa denúncia no plenário. Nem a oposição compreendeu o movimento da base aliada apontar seus discursos mordazes contra a gestão do prefeito Glêdson. O que já estava confuso provocou mais dúvidas. Diante da denúncia, o prefeito Glêdson veio a público dizer que requereu investigação, junto ao Ministério Publico, sobre os contratos de aluguéis dessas máquinas. Agora, essa apuração precisa ir até o fim e apontar culpados ou dar um atestado de não haver fraudes no contrato assinado, e objeto de denúncia de corrupção.

Cid Gomes entra em colisão com PDT

O PDT do Ceará está rachado. Nem mesmo a presença do presidente nacional, André Figueiredo, impediu o confronto ocorrido na última reunião da direção estadual do Ceará, na última sexta (24).  Cid trocou desaforos com o prefeito de Fortaleza, José Sarto. Cid exigia que o PDT esquecesse essa ideia de ser oposição ao governo Elmano de Freitas, pois às urnas mostraram que a candidatura de Roberto Cláudio tinha sido um grande erro. Sarto retrucou e desafiou Cid, declarando que o PT quer tudo, tudo e que esse comportamento não será aceito pelos pedetistas cearenses. Diante do impasse, Cid propôs convocar o Diretório Estadual do Ceará para votar entre apoiar Elmano ou ser oposição. O 1º Vice-presidente da Assembleia, deputado Osmar Baquit, disparou na defesa da proposta de Cid: os incomodados se retirem. André Figueiredo pediu que Cid agisse para pacificar o PDT. E não, incendiar. A crise é enorme.

Ciro e Cid Gomes não devem dividir partido

Durante inauguração de um Centro de Educação Infantil (CEI) em Sobral, na tarde de domingo (26), Cid Gomes concedeu uma entrevista exclusiva à Plus FM, anunciando ser impossível e improvável a sua saída do PDT. Declarou que continuará como um liderado do irmão, Ciro Gomes, apesar de estarem intrigados e sem se falarem desde de agosto do ano passado. Essa promessa de Cid, de permanecer no PDT, não encontra eco entre seus aliados no partido. E mesmo fora da legenda. O ministro da Educação, Camilo Santana, seria um dos entusiastas da filiação de Cid ao PT. Essa possibilidade enfrenta uma reação negativa de José Guimarães. Outras alternativas para Cid seria o PSB ou a federação PSDB-Cidadania.

Yanny se prepara para enfrentar oposição

A presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Yanny Brena, está pronta para responder às críticas que ameaçam surgir a seu mandato à frente do Poder Legislativo. A motivação para essa tensão entre vereadores estaria ligada a pedidos nada republicanos, negados pela presidente. Hoje, o bloco dito oposição à gestão Yanny tem nove vereadores, Essa turma está descontente com as posições políticas e a maneira de administrar sem fazer concessões perigosas para uma Câmara que necessita mudar de comportamento, diante de tantos escândalos que levou presidentes a perderem seus cargos por irregularidades em suas administrações. O grupo dos 09 promete, agora, fazer barulho contra Yanny e aumentar as críticas ao prefeito Glêdson Bezerra, atingindo assim os dois poderes. O Ministério Público já foi alertado e está ciente do que está gerando essa crise na relação dos parlamentares. Mas, o que surpreende é quem tem se colocado à frente da defesa de Yanny: os vereadores Márcio Joias e Capitão Vieira Neto.

Nelinho só aceitava ser secretário estadual

O ex-deputado estadual Nelinho Freitas (MDB) está sentindo o peso de não ter sido eleito deputado federal. Filiado ao MDB, por onde disputou a última eleição, pode ficar sem nada no governo de Elmano de Freitas. Nelinho reclama ter sido abandonado pelo presidente estadual do seu partido, deputado federal Eunício Oliveira. O que é contestado. Deputado Davi Macedo ofereceu a Nelinho o cargo de secretário executivo da Secretaria de Esportes, pasta da cota do MDB. Nelinho ficou de pensar, mas avalia que politicamente assumir essa função é um desastre. A Secretaria está com Rogério Pinheiro, filho de César Pinheiro, dirigente estadual do MDB. Nelinho queria trocar: ele viraria secretário de Esportes e Rogério ficaria seria secretário executivo. Opção descartada.

Luís Carlos vota contra projeto vetado pelo prefeito

Ninguém entendeu nada sobre a atitude do vereador cratense Luís Carlos. Ele foi o autor do projeto que pedia a devolução dos serviços desempenhados pela Saaec, antes do contrato com a Aegea Saneamentos (Ambiental Crato). Ressalte-se ser muito justo o projeto, por ser uma reivindicação da população. O problema é que depois de ter sido vetado pelo prefeito Zé Ailton Brasil, Luís Carlos votou a favor do veto e contra o seu próprio projeto. Essa decisão o deixou mal com a população, que avaliou tudo como um jogo de cena.  Luís Carlos ainda teve sua atuação como advogado contestada. O veto do prefeito alegou uma inconsistência jurídica contida no projeto.

Disse me disse…

Apesar das especulações, o PT de Juazeiro continua sem fazer debate interno sobre sucessão. Manoel Santana agendou encontro com Davi de Raimundão, para fechar apoio ao nome da secretária Onélia Santana, como candidata da aliança PT-MDB.

Arthur de Zé Adega teve suas contas da campanha de 2020 desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Ceará. Está ameaçado de ficar inelegível.

No Crato, a informação é que Arthur está mudando o domicílio eleitoral para Juazeiro. Independente da decisão final do TRE cearense, está fora da disputa cratense.

Deputado Eunício Oliveira tem trabalhado para convencer o MDB a buscar uma federação partidária, que coloque o partido no centro do debate político nacional.

Ciente dos problemas iniciais do Governo Lula com a economia, Eunício defende o presidente da República, salientando que a herança recebida foi cheia de percalços. E diz: Lula superará a esses entraves.

Desculpe a ignorância, prefeito Glêdson Bezerra não deu um tiro no pé ao pedir uma investigação do MP contra sua própria administração?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE