Jornal do Cariri
Prefeito Figueiredo sem adversário para 2024 em Milagres
12/09/23 0:00

O caminho do prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo (PT), rumo à reeleição, está cava vez mais saneado. Figueiredo consegue ser prioridade dentro do seu grupo e articular forças capazes de neutralizar prováveis adversários. No seu palanque, em 2024, estarão a trinca Elmano, Camilo e Lula. Mas, o trunfo de Figueiredo está nos apoios que deu, em 2022, ao deputado estadual Guilherme Landim, líder do PDT na Assembleia Legislativa, e ao federal Eunício Oliveira, presidente do MDB no Ceará. Figueiredo neutraliza possíveis articulações contrárias e enfraquece a oposição, que assumidamente, está sem nomes para a disputa de 2024. Um dos líderes dessa oposição, o ex-presidente da Câmara, Ubelardo Moura, avalia um cenário difícil para a oposição e não enxerga um nome capaz de superar Figueiredo em 2024. Eleito em 2020, com sete dos 11 vereadores, Figueiredo ampliou sua base para 10 parlamentares, deixando a oposição com apenas um vereador. A expectativa para 2024 é que a diferença de 1.500 votos cresça consideravelmente.

Base de Jardim disputa controle do PT para 2024

Dividida, a base aliada de Jardim resolveu articular para tomar o controle do PT no Município. Liderados por Pequim Roriz, o ex-vereador de Juazeiro, Zé Barreto, a ex-vereadora Dolores, a vereadora Liliana, o ex-prefeito João Cláudio e o presidente do PT de Jardim, Júnior Coutinho, estiveram reunidos dia 08. O compromisso é marcharem juntos em 2024, com anúncio a ser feito em plenária do partido, no dia 16. Sabendo da articulação, o prefeito Aniziário Costa (PT) recorreu à cúpula do partido no Ceará e teve a garantia de que continuará à frente das decisões em Jardim. Parece que Júnior Coutinho não entregará o que prometeu. Pequim pressiona para ser o nome da base, mas não tem o aval de Aniziário.

Em formação, alternativa de oposição em Aurora

A política de Aurora assiste à formação de um grupo de oposição alternativo, basicamente, formado por dissidentes ao governo do prefeito Marcone Tavares (PSD), que não se dispõem a conversar com lideranças como os ex-prefeitos Adailton e Carlos Macedo. Em apenas uma semana, dias 5 e 8, foram dois encontros entre a presidente da Câmara, Marina Leite; a vice Nininha do Sindicato; os vereadores Silvio da Ingazeira, Budu e Bruno do Paredão; além de outras lideranças como a ex-secretária Ana Lúcia. Com exceção de Bruno, todos os vereadores são filiados ao PSD de Marcone. Nos encontros, não se fala em nomes, mas o tema será inevitável. O grupo garante que diálogo continuará.

Oposição de Missão Velha unida para 2024

O aparente silêncio da oposição de Missão Velha não reflete a realidade do momento político no Município. Lideranças como a ex-candidata Fitinha Silva (PT), derrotada na eleição suplementar de 2021, ao lado dos ex-prefeitos Washington Fechine (MDB), Diego Feitosa (MDB) e Tardiny Pinheiro (PT), tem percorrido o Município, fortalecendo o projeto para a disputa de 2024. Ainda não se fala em nomes, mas há uma tendência de que venha do PT para ligar a Lula, Elmano e Camilo. No dia 7, o grupo esteve no sítio Cachoeira, com o reforço dos vereadores Hernesto Vasques (MDB), Júnior de Penha (MDB), Monte (MDB), Nairton Macêdo (PT), Beto do Aleixo (PT). O encontro mostrou que a base está unida.

Enquanto isso...

Em Jati, professores denunciam desvio de finalidade com o precatório do Fundef. A prefeita Monica Mariano teria usado parte dos 60%, cerce da R$ 270 mil, pertencente aos professores, para pagar uma construtora.

Apesar da obra ser uma escola, uma campanha nas redes sociais garante: não abrirá mão do direito. O Sindicato dos servidores e Apeoc (estadual) avaliam recorrer direto à Justiça, sem passar pelo Ministério Púbico.

Em Assaré, o PT escolheu sua nova direção. A discussão, que aconteceu no sábado (09), durante a Plenária do Pedex 2023, teve o aval da direção estadual e contou com a presença do prefeito Libório Leite (PDT).

A nova presidente, a vice-prefeita Niza Costa, deve conduzir o processo de eleições do partido para 2024. Niza era do PSB, mas atendeu ao convite do partido para se filiar. Agora, a expectativa é sobre a filiação de Libório.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ