JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Prefeito de Nova Olinda vence queda de braço com ala petista
24/10/23 0:00

Chegou ao fim a novela sobre a filiação do prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito, ao PT. A Executiva Municipal do partido, liderada pela ex-vereadora Socorro Matos, acabou renunciando e pedindo desfiliação. Socorro tentava barrar a entrada de Ítalo, após convite de lideranças como o deputado federal José Guimarães. Com a renúncia, uma nova eleição foi feita no sábado (21) e a sindicalista Corrinha do Sindicato assumiu presidência. Corrinha é secretária na gestão Ítalo e já prepara o caminho para a filiação do grupo. Leonardo Brito, nome favorito para a sucessão de Ítalo, já foi convidado pela nova presidente para se filiar ao partido. A eleição muda o quadro político, com o PT a caminho de se tornar o maior partido do Município. Ítalo fala em nova fase com abertura de diálogo. Corrinha fala em retomada dos laços com a população. Já Socorro Matos e seu grupo procuram outro partido para a disputa de 2024, e garantem: continuam na oposição. Para filiação de Ítalo é esperada uma grande festa!

Prefeito de Salitre fecha com PCdoB e PV

A disputa pelo controle do PT de Salitre levou a lugar nenhum. Suas duas principais lideranças, os ex-prefeitos Rondilson e Agenor Ribeiro, estão inelegíveis e dependem de liminares para estar na disputa. Mesmo se conseguirem, entram com insegurança jurídica. Para piorar, o prefeito Dodó de Neoclides garantiu o apoio do PCdoB e PV para sua reeleição. O PCdoB deve continuar na vice do prefeito Dodó. Os dois partidos formam maioria na federação e, assim, inviabilizam uma candidatura vinda do PT. A alternativa para a disputa contra Dodó é o nome do vereador Silvio Pinto. Ele avalia sair do PT e se filiar a um partido da base, como o PSB. Silvio tem maior incentivador o presidente da Assembleia, Evandro Leitão.

INSS aplica multa milionária a ex-prefeito de Farias Brito

O ex-prefeito de Farias Brito, José Maria, com certeza, perdeu o sono com a última decisão da Receita Federal. Uma investigação, junto às informações prestadas ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), aponta que sua gestão “suprimiu débitos à Seguridade Social por meio de créditos que sabidamente não existiam”. A auditoria mostrou falsidade em relação à apresentação da GFIP, que presta informação a Previdência Social. O resultado é a aplicação de multa no valor de R$ 2,7 milhões ao ex-prefeito. A investigação não fala em desvio, mas coloca em xeque a credibilidade administrativa de José Maria. Mesmo fora do páreo para 2024, o ex-prefeito leva o desgaste para a oposição do Município.

PT de Araripe pacificado em torno de Giovane Guedes

A insegurança sobre a candidatura do ex-prefeito Giovane Guedes, em Araripe, não impediu a articulação para a eleição de Roberta Almino para a presidência do PT. Roberta é ligada a Giovane e defenderá seu nome para a disputa de 2024. A vitória de Roberto pacificou uma tensão entre o ex-presidente Cícero de Aila e Giovane. A luta, agora, é para viabilizar Giovane, que depende de uma votação das suas contas na Câmara. Giovane tem maioria, mas não o suficiente para reverter o parecer do TCE pela desaprovação. Caso Giovane não consiga se viabilizar, o favorito para a disputa é o presidente da Câmara, Cícero Gordim. Claro que, depois da vitória, o nome de Roberto aparece correndo por fora.

Enquanto isso...

Ainda em Araripe, o prefeito Cícero de Deus enfrenta desgaste com a falta de merenda escolar no distrito Riacho Grande, zona rural. Os alunos da escola Davi Custódio voltaram para casa por falta do alimento.

Em pronunciamento na Câmara, dia 17, o vereador Eriberto avaliou a situação como caos, responsabilizando o secretário de Educação, Aurélio Ribeiro. A situação foi causada por falta de pagamento às merendeiras.

O prefeito de Jardim, Aniziário Costa (PT), mostrou poder de articulação na Câmara. Aprovou empréstimo de R$ 10 milhões para finalizar obras inacabadas. Os recursos amenizam a crise econômica do Município.

Além da boa articulação na Câmara, Aniziário teve a garantia das lideranças estaduais e nacional do PT, de que terá o controle da sigla. O militante Júnior Coutinho deve receber a decisão em breve.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE