Prefeito de Jardim desperta a ira do PT com apoio a AJ Albuquerque
13/09/22 0:00

A saída do candidato a federal Giovanni Sampaio (PSD) mexeu com colégios eleitorais do Cariri, quanto ao apoio de prefeitos. Jardim, terra de Giovanni, foi o primeiro. O prefeito Aniziário Costa (PT) postou suas preferências nas redes sociais e deixou de fora o deputado federal José Guimarães, que disputava o apoio, mesmo com Giovanni no páreo. Na postagem, Aniziário assume apoio a AJ Albuquerque (PP), contrariando a direção municipal do PT, comandada pelos irmãos Júnior e Donizete Coutinho. Aliás, a ex-vereadora Donizete não economizou nas críticas ao prefeito Aniziário, relacionando cerca de R$ 4 milhões articulados por Guimarães para o Município. Mas, Aniziário deu um “cala bola” ao comando petista local, garantindo que o seu federal foi indicado por Camilo. Em resposta, Donizete qualificou Camilo de “mestiço”. O clima está tenso e a permanência de Aniziário no PT é quase insustentável. A aposta é que Fernando Santana acalme os ânimos. Ele é o consenso para estadual.

Habilidade do prefeito de Antonina do Norte

Se alguém tem conseguido agradar a “Gregos e Troianos” nessa eleição, esse é o prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho (PDT). Antes mesmo do rompimento, estava fechado com a candidatura ao governo vinda do PDT, no caso Roberto Cláudio, ao Senado de Camilo Santana (PT), André Figueiredo (PDT) a federal e Fernando Santana (PT) estadual. Posteriormente, manteve as posições, mesmo pressionado politicamente. Antônio Filho acredita que o grupo vai se realinhar no segundo turno. Aliados avaliam a postura como correta. Antônio Filho tem repetido que nunca concordou com o rompimento e, por isso, não vai se envolver. Tem amigos em ambos os lados. O caminho para fazer uma campanha dividida: levar um grupo de cada vez.

Prefeito de Porteiras deixa Arnon por Eunício

A mudança de partido pelo ex-prefeito de Juazeiro do Norte e candidato a deputado federal, Arnon Bezerra, deve ter motivado a mudança de lado do prefeito de Porteiras, Fábio Pinheiro (PTB). Aliado histórico de Arnon, Fábio está pedindo votos para o ex-senador e, também, candidato a federal, Eunício Oliveira (MDB). Apesar da mudança para federal, Fábio permanece com o apoio de estadual para Guilherme Landim (PDT). No dia 7 de setembro, Eunício e Guilherme estiveram visitando o Município e foram recebidos pelo prefeito. Entre os projetos discutidos com as comunidades locais, a ampliação de políticas públicas para os mais vulneráveis, jovens, mulheres e idosos.

Em Santana, tem resposta a união da oposição

O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton, deu uma resposta ao anúncio de aliança entre as oposições. Samuel organizou uma grande carreata para prestigiar seus candidatos a estadual, Fernando Santana, e federal, Idilvan Alencar. O evento, no dia 09, reuniu milhares de militantes e lideranças nas ruas da cidade. Na semana anterior, Vicente Brilhante e o ex-prefeito Pedro Henrique declararam apoio ao candidato do PDT para o Governo, Roberto Cláudio, para fazer contraponto a Samuel, que vai de Elmano Freitas. Na disputa proporcional, aparentemente, Vicente e Pedro Henrique estão com Marcos Sobreira para estadual. Já para federal, Vicente vai de André Figueiredo e Pedro está com Eunício Oliveira.

Enquanto isso...

Ainda em Jardim, o ex-prefeito Fernando Luz, também já decidiu seu voto para estadual. Fernando e seu grupo apostam em Aloísio Brasil. Fernando já organiza sua entrada no União Brasil, partido de Aloísio.

Fernando, que não anunciou o voto a federal, terá uma disputa dura contra o prefeito Aniziário Costa, que defende o nome de Fernando Santana. O fator positivo para o ex-prefeito é a divisão na base de Aniziário.

Em Farias Brito, o prefeito Deda Pereira, está focado em reeleger o deputado estadual Davi de Raimundão. Deda tem se concentrado na campanha de Davi, a ponto de esquecer as outras disputas.

O prefeito não expõe seus nomes a deputado federal e governo. Além de Davi, apenas Camilo para o Senado tem a atenção do prefeito. Deda quer ficar longe de polêmicas e tensões e, por isso, tem evitado se manifestar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ