Jornal do Cariri
Prefeito afastado
Madson Vagner
28/07/20 0:00

O prefeito de Antonina do Norte, Evandro Arrais, foi afastado das funções por decisão do Tribunal de Justiça do Ceará, o TJCE. Evandro é denunciado pelo Ministério Público do Estado, entre outros, por fraude em licitações, desvio de recursos púbicos e enriquecimento ilícito. Em agosto de 2019, o prefeito, secretários e empresários foram alvo de mandados de busca e apreensão. Na casa do gestor, foram encontrados R$ 260 mil em espécie. O dinheiro está em poder da Justiça. O processo, sob a responsabilidade da Procap (Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública), corre em segredo de Justiça e tem como base contratos que envolvem a execução de obras e serviços de limpeza púbica. Evandro nega, o que não impediu o TJCE de proibir, por 180 dias, até mesmo a entrada do prefeito afastado no prédio da Prefeitura. Mesmo cabendo recurso, a decisão tira o prefeito da eleição. O gestor já avaliava não disputar a reeleição.

Compra suspeita

Os 22 municípios que fecharam contratos com a Didáticos Editora no Ceará estão na mira da Polícia Federal (PF). A editora é investigada nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Piauí. No Cariri, as prefeituras que compraram os livros são Juazeiro do Norte e Araripe, do prefeito Giovane Guedes. Os contratos não passaram por licitação, o que levantou suspeita na PF. Os livros contam a história de cada cidade, o que poderia justificar a dispensa de licitação. A PF investiga, também, superfaturamento e pagamento de uma possível propina para agentes púbicos. Outra linha da investigação é o recebimento dos volumes. As prefeituras teriam pagado uma quantidade e recebido outra. A editora tem sido alvo de críticas, por ter emitido documento público com erro de português.

Crime eleitoral

Pelo menos 20 municípios do Ceará são investigados por uso político e eleitoral das ações contra o coronavírus (covid-19). Para o Ministério Público do Estado, há indícios de propaganda eleitoral antecipada e uso de publicidade institucional para promoção pessoal de gestores. No Cariri, os prefeitos de Milagres, Lielson Landim, e de Umari, Marineide Pinheiro, estão entre os investigados. Lielson disse, em suas redes sociais, que está tranquilo e que a operação não é a primeira e não será a última que acontecerá na sua gestão. Lielson avalia que a investigação motiva ainda mais ao trabalho com transparência. Em Umari, Marineide é a segunda a ocupar o cargo na atual legislatura. Ela assumiu após eleição suplementar, em junho de 2018, depois de o Tribunal Regional Eleitoral cassar o prefeito Alexandre Barros. Marineide é pré-candidata à reeleição e Lielson desistiu da disputa.

Terceira via de peso

Quando se fala em terceira via nas eleições, quase sempre os nomes passam despercebidos. Mas na pré-campanha de Potengi, a situação é bem diferente. O agricultor Edson Veriato tem se tornado uma alternativa de peso contra a atual prefeita Alizandra Gomes e o ex-prefeito Samuel Carlos. Sondagens e enquetes confirmam seu bom desempenho junto à população. Nas ruas, Edson tem sido festejado por populares que garantem fazer uma mudança de rumo na política local. O bom rendimento teria resultado, inclusive, numa visita do pré-candidato a vice-prefeito na chapa da prefeita, o médico Jamil Rodrigues. Há quem garanta que Jamil tentou um lugar na chapa. Edson foi candidato a vereador em 2016 e a deputado federal em 2018. Em 2020, Edson estaria entre os nomes que vão polarizar a disputa a prefeito. Samuel e Alizandra correm atrás.

Jogo de gato e rato

Depois do prefeito de Missão Velha, Diego Feitosa, surpreender com o anúncio de que não disputaria a reeleição para apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Washington Fechine, agora foi a vez do vice-prefeito e pré-candidato Rosemberg Macedo, o Dr. Lorin. Nos bastidores, o grupo liderando pelo ex-prefeito Gidalberto Pinheiro, que apoia Dr. Lorin, prepara o anúncio de um pré-candidato a vice vindo do distrito de Jamacaru, berço político de Washington. A articulação seria uma tentativa de neutralizar a força de Washington no distrito. Mas, na verdade, a tentativa é de reverter outra jogada certa do grupo de Washington e Diego, a adesão do ex-prefeito Tardiny Pinheiro, irmão de Gidalberto. A tentativa de Dr. Lorin e Gidalberto é encarada na cidade como a tentativa de igualar o jogo, num cenário em que eles têm estado um passo atrás.

Medo de morrer

O resultado das investigações sobre a morte do prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto, o João do Povo, parece ter acendido um alerta em gestores do Cariri, sobre a importância na escolha do vice. Em Granjeiro, o vice-prefeito Ticiano Tomé está preso acusado de tramar o assassinato do prefeito com quem foi eleito. Durante a inauguração de um Posto de Saúde na zona rural de Caririaçú, o prefeito Edmilson Leite ressaltou a parceria com o vice-prefeito Rosivan Leite, seu irmão. Edmilson disse que Rosivan não atrapalha e trabalha para a administração. “Imagine se eu pegasse um vice-prefeito que todo dia desejasse que eu morresse para tomar o meu lugar?”, indagou o prefeito. Além do medo de morrer, Edmilson parece ter medo dos vereadores. O prefeito disse que tem vereadores que colocam “faca na garganta, obrigando o prefeito a fazer coisa ruim”.

Enquanto isso...

... Ainda em Caririaçu, além de fiel ao prefeito Edmilson Leite, o vice-prefeito Rosivan Leite parece disposto a apostar tudo na reeleição da dupla. Rosivan divulgou áudio em grupos de whatsapp, desafiando quem quiser apostar contra ele. Garante que tem prédios, carros e apartamentos que ultrapassam a casa dos milhões, e que estaria disposto a apostar tudo.

... O problema para Rosivan é que a oposição, ligada ao ex-prefeito João Marcos, pesquisou sua declaração de Imposto de Renda e descobriu que ela é de pouco mais de R$ 500 mil. Rosivan pode ser investigado pela Receita Federal, caso a comparação chegue ao órgão. Há contradição nas informações e Rosivan tem que explicar a diferença.

... Em Penaforte, uma enquete nas redes sociais está tirando o sono dos políticos tradicionais do Município. O atual prefeito Agábio Sampaio e o ex-prefeito Luiz Celestina aparecem bem abaixo das expectativas. O resultado é que rompidos, agora, os dois pensam em refazer a aliança para se manterem competitivos.

... Agábio e Celestina ficaram bem longe do líder da oposição, o médico Rafael Angelo. Para piorar o cenário para os dois, a enquete trouxe uma outra surpresa, o também médico conhecido como Dr. Licôr. Rafael e Licôr tiveram juntos cerca de 80% das intensões dos internautas. A sondagem teve 1.446 participações. Agábio perdeu para todos na sondagem virtual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ