Jornal do Cariri
Prazo para emissão e regularização do título de eleitor é até amanhã
Foto: Shutterstock
Geneuza Muniz
03/05/22 12:30

Encerra-se nesta quarta-feira (04), o prazo para a emissão de novos títulos de eleitor e regularização de pendências junto à Justiça Eleitoral. No Cariri, diversas campanhas têm sido implementadas para impulsionar os jovens, entre 16 e 17 anos, a exercer a cidadania através do voto. Além das campanhas implementadas pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE), diversos órgãos educativos têm se empenhado na missão.  

Segundo Patrícia Vieira, chefe de Cartório da 28ª Zona Eleitoral do Ceará, em Juazeiro do Norte, houve o registro de mais de 4.200 novos eleitores. Desses, 2 mil  apenas no mês de abril. Patrícia avalia que os números são resultados de diversas campanhas e parcerias que vêm sendo feitas. “Nós tivemos três tipos de campanhas: Uma delas, feita pela sociedade civil através dos artistas, chamando jovens para tirar o título. Nós também tivemos algumas campanhas feitas pelo TER, através das redes sociais, da TV, rádio, também chamando esses jovens. E nós tivemos campanhas locais, que foram feitas através da escola judiciária, através de palestras virtuais pelas escolas de Juazeiro”.

A Chefe do Cartório avalia  que a busca pela emissão de título tem sido conforme o esperado.  “A gente tem  aquelas pessoas que precisam transferir o título, ou seja, elas votaram na eleição anterior em outro município e, agora, querem votar em Juazeiro. Assim como aquelas pessoas que estão com o título cancelado e precisam dessa regularização para estar apto a votar no dia dois de outubro”.  A regularização também poderá ser feita até dia 04 de maio. 

O município de  Juazeiro do Norte, através do Núcleo de Cidadania e de Adolescentes (NUCA), vem desenvolvendo a campanha “Meu voto tem valor”. Segundo Pedro Henrique, mobilizador do Núcleo de Cidadania de Adolescentes - Selo Unicef e articulador da campanha, o objetivo é “estimular e chamar a atenção dos jovens para a importância da participação política democrática."   A Campanha recebe o apoio da Crede 19, do TRE-CE, Telecentros do Município e Casa do Povo.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ