Jornal do Cariri
Pouca expressão política na festa de Missão Velha
05/07/22 0:00

No estilo desfile de carnaval, a gestão do prefeito Dr. Lorin cumpriu o que prometeu: uma abertura apoteótica para a Vaquejada de Missão Velha. Muita gente estranhou, mas foi inegável a beleza do desfile com carros alegóricos, trios elétricos e, claro, vaqueiros. A frustração foi a pouca participação política, mesmo em ano eleitoral. Eram esperados muitos políticos no desfile, acompanhados por lideranças locais, como em anos anteriores. Nem mesmo a revelação prometida pelo prefeito Dr. Lorin aconteceu. Ele tinha prometido o anúncio dos nomes a federal e estadual para o mesmo dia da abertura, 1º de julho. Nem a oposição conseguiu fazer diferente. Além do deputado estadual Guilherme Landim, que esteve ao lado dos ex-prefeitos Washington Fechine e Diego Feitosa, ninguém marcou presença. Nomes como José Guimarães e Fernando Santana eram esperados ao lado do ex-prefeito petista Tardiny Pinheiro, mas também não compareceram. A disputa política saiu enfraquecida.

Perda de recurso revela crise em Potengi

A tensão política em Potengi chegou perto de proporcionar prejuízos para o Município. A disputa entre o prefeito Edson Veriato e o vice Humberto dos Barreiros quase causou a perda de R$ 280 mil em recursos do MAPP (Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários) a serem investidos em pavimentação na zona rural. O convênio, firmado com o Governo do Estado, ficou perto de expirar, no dia 1º, por falta de pagamento da taxa de licenciamento ambiental, estipulada pela Semace em R$ 400. Humberto, que articulou os recursos, teve que ameaçar ir à comunidade do Sítio Carcará, que receberá o benefício, para apontar o culpado pela possível perda. Ficou a prévia para o rompimento.

Em Várzea Alegre, Zé Helder não vota no MDB

Parecia bem difícil, mas é exatamente o que vai acontecer nas eleições deste ano em Várzea Alegre, o prefeito Zé Helder (MDB) não votará nos candidatos do seu partido, o MDB. O prefeito não fala no assunto, mas não esconde a insatisfação com seu partido. Apesar da garantia de não votar em nenhum candidato do MDB, o prefeito não firmou, junto à população, nenhum outro nome a federal. Há quem aposte em Domingos Neto, mas nada confirmado. Definido mesmo, somente a aposta na reeleição do deputado estadual Guilherme Landim, que tem aparecido sistematicamente ao lado de Zé Helder em eventos e articulações no Município.

Quanto pior, melhor em Milagres

As críticas da oposição de Milagres ao prefeito Cícero Figueiredo sofreram um descrédito no fim de semana. Essa é a avaliação da base aliada no Município. Os opositores usaram redes sociais e um site da cidade para questionar o merecimento do Título de Cidadão Milagrense ao ex-governador Camilo Santana. No Governo, Camilo comandou o avanço estrutural em toda a região, inclusive em Milagres. Na disputa política, a base aliada saiu fortalecida com o evento do dia 1º, que contou com os prefeitos Fábio Pinheiro (Porteiras), João Paulo (Mauriti), Gislaine Landim (Brejo Santo), além dos deputados Fernando Santana e Guilherme Landim. Já Figueiredo fortaleceu sua liderança regional.

Enquanto isso...

E as viradas políticas para as eleições deste ano continuam. Em Tarrafas, o ex-candidato a prefeito pelo PTB, Eronildes, trocou o deputado federal Pedro Bezerra pelo vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio.

Eronildes foi apoiado pelo ex-prefeito de Juazeiro, Arnon Bezerra, pai de Pedro, nas eleições de 2020, mas acabou cedendo as ofertas de Domingos Filho, que prometeu o PSD local e apoio para 2024.

Em Aurora, o racha na base do prefeito Marcone Tavares pode ter uma motivação diferente do que foi anunciado pelos ex-aliados. Para o prefeito, tudo faz parte da política, da política eleitoral.

No caso específico da ex-secretária de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia, o prefeito Marcone garantiu que os interesses são outros e deixou a entender que a ex-aliada tem pretensões na disputa municipal de 2024.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ