Potengi de luto: morre prefeito Edson Veriato
16/07/24 0:00

Foi sepultado no domingo (14), sob comoção popular, o prefeito de Potengi, Edson Veriato (PT). O gestor faleceu no sábado (13), em um hospital do Crato, vítima de um câncer no estômago, descoberto em outubro de 2023, já em estado avançado. Edson tinha 38 anos e chegou ao poder depois de vencer a eleição de 2020, com 58% dos votos válidos, contra a candidata do PT, Alizandra Gomes, que tentava a reeleição. Edson representava um sentimento de mudança. O prefeito deixou o Psol, seu partido de origem, e se filiou ao PT, sigla que combateu e derrotou na eleição. Essa mudança o fez enfrentar um dos primeiros desafios de sua gestão: a insatisfação de apoiadores com a mudança de partido. Edson Veriato deixou a esposa Claudiana Veriato e duas filhas, Maria Elis e Sophia.

PSD reforça apoio ao PT em Abaiara

O PSD de Abaiara fica na base do pré-candidato do PT, Ângelo Furtado, o Angin. A garantia veio após uma articulação do pré-candidato a vice, Ricardo Leite (PT), junto ao ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho. O partido era pretendido pela pré-candidata Mara Sampaio (MDB). Na verdade, Ricardo desmontou a articulação feita pelo ex-prefeito Chico Sampaio, principal apoiador de Mara. Chico trabalhava o comando do PSD para sua irmã, Eliane Sampaio, que seria indicada como vice de Mara. A ideia era apresentar à população uma chapa 100% caseira, com a sobrinha e a irmã. Por tabela, Chico forçava a traição do vereador Bilu, marido de Eliane, por fidelidade a mulher. Bilu permanece na base de Angin. Chico se revela um especialista em traição política.

Ubelardo volta ao protagonismo em Milagres

Apoiador do pré-candidato da oposição, Abraão Sampaio (Solidariedade), o ex-presidente da Câmara de Milagres, Ubelardo Moura, passou a comandar o Republicanos. Sigla comandada no estado pelo empresário e ex-senador Chiquinho Feitosa, é base do governo Elmano e pode ser fundamental para o distanciamento do governador e de lideranças como o ministro Camilo Santana, durante a campanha em Milagres. Com a base governista dividida, lideranças estaduais tendem a evitar confrontos. Ubelardo deixa a linha de frente e passa a atuar nos bastidores. Mesmo elegível, vai apoiar a reeleição da mulher, a vereadora Amanda Moura. Aliás, se eleita, forte candidata à presidência da Câmara em 2025.

Libório garante que não disputara vaga de deputado

Depois de uma série de especulações sobre o futuro político, o prefeito de Assaré, Libório Leite (PSB), garantiu que, se eleito, cumpre seu mandato até o fim. Libório respondeu a comentários de que ele poderia disputar a vaga de deputado estadual, daqui a dois anos, deixando um possível mandato de prefeito pela metade. Além de causar insegurança junto ao eleitorado, o comentário estava motivando uma intensa disputa na sua base aliada, com a possibilidade do vice-prefeito assumir o Município por dois anos. Em entrevista, Libório deixou em dúvida até se disputará a reeleição. É pré-candidato e precisa da aprovação na convenção. Sobre o pré-candidato a vice, disse que depende da sua base e de lideranças estaduais. A articulação continua nos bastidores.

Enquanto isso...

Outro município que deve manter lideranças estaduais longe dos palanques é o Barro. O prefeito George Feitosa (MDB) vai à reeleição contra uma oposição que agrega PSD e PT, também partidos da base.

No dia 5, o ex-prefeito Marquinélio Tavares (PSD) apresentou os nomes de Vinícius Laurindo (PSD) e Rivaldo Benício (PT), pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Os palanques devem ser esvaziados.

Em Mauriti, depois de tensões internas, o prefeito João Paulo comemora a homologação da sua pré-candidatura à reeleição pela direção estadual do PT. João Paulo foi muito questionado por parte da base aliada.

Além da base, João Paulo enfrentou grupos internos do PT que não acreditavam a viabilidade da sua candidatura. Os ex-prefeitos Isaac Júnior e Evanildo Simão são os garantidores de João Paulo. Isso foi fundamental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ