Jornal do Cariri
Posses de Lula e Elmano confirmam caririenses no comando da Educação
Caririenses assumem comando da Educação no Ceara e no Brasil
Foto: Redes sociais
Jornal do Cariri
03/01/23 0:00

As posses dos novos governos no Ceará e no Brasil, neste domingo (1º), colocaram em evidência a qualidade do projeto de Educação desenvolvido pelo estado do Ceará nos últimos anos. No Estado, o governador Elmano de Freitas (PT) nomeou a caririense Eliane Estrela na pasta da Educação. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou o ex-governador e senador eleito, Camilo Santana (PT), como titular do Ministério da Educação (MEC) do seu novo governo.

As posses aconteceram em horários próximos. Em Fortaleza, Eliane Estrela foi empossada por volta das 16 horas, enquanto em Brasília, Camilo Santana assinou a posse por volta das 19h30. Na Secretaria de Educação do Ceará, Eliane vai continuar uma atuação que teve no início no governo Camilo Santana, quando substituiu Idilvan Alencar (PDT), também caririense, que deixou a pasta para assumir o mandato de deputado federal em 2019.

Prioridade para Elmano
Durante a cerimônia de transmissão de cargo de governo do Estado, no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas ressaltou os desafios da sua gestão e elegeu as áreas da Educação, Saúde e Segurança como prioridades, prometendo melhorar a eficiência da gestão e otimizar mais recursos para viabilizar as ações. “Na Saúde, levaremos para ainda mais perto das pessoas e de forma humanizada”, disse.

Para a segurança, Elmano falou em firmar compromisso com os municípios. “Vamos investir em inteligência e capacitação, buscando o apoio do governo federal”. O governador destacou a boa experiência cearense na Educação, exaltando Camilo Santana, a ex-governadora Izolda Cela e o senador Cid Gomes (PDT). “A educação é a melhor política social que se pode ter para combater as desigualdades. Essa foi a decisão política de Cid, Camilo e Izolda, e eu vou prosseguir”, explicou.

Os quatro deputados estaduais do Cariri estiveram presentes à Assembleia Legislativa e a cerimônia de transmissão de cargo: Guilherme Landim (PDT), Fernando Santana (PT), Danniel Oliveira e Davi de Raimundão, ambos do MDB.

Lula sobe a rampa do Planalto
Eleito pela terceira vez presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse em Brasília, neste domingo (1°). A cerimônia oficial de transmissão de cargo começou às 15 horas, em sessão solene no Congresso Nacional. Após a sessão conjunta entre Câmara e Senado, Lula seguiu para o Palácio do Planalto, onde subiu a rampa para receber a faixa presidencial de representantes da sociedade. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não passou a faixa.

Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de representantes da sociedade civil, incluindo a população negra, indígena, pessoas com deficiência e crianças. A faixa presidencial foi entregue pela catadora de recicláveis, Aline Sousa, de 33 anos.

Durante o discurso no parlatório do Palácio do Planalto, Lula se emocionou ao falar sobre as desigualdades sociais no Brasil. “Há muito tempo, não víamos tamanho abandono e desalento nas ruas. Mães garimpando lixo, em busca do alimento para seus filhos. Famílias inteiras dormindo ao relento, enfrentando o frio, a chuva e o medo”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ