Cariri registra aumento de apreensões de armas de fogo
O crescimento nas apreensões de armas de fogo chama atenção na região
Foto: Polícia Civil.
Regy Santos
27/11/25 16:33

Nesta quinta-feira (27), a Operação Cancellatus, deflagrada pela Polícia Civil do Ceará, resultou na prisão de três atiradores esportivos que estavam com os registros cancelados. Durante a ação, foram apreendidas 14 armas de fogo e cerca de mil munições de diferentes calibres. No Cariri, houve aumento significativo nas apreensões de armas no mês de outubro. Dados da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) apontam que, enquanto em outubro de 2024 foram apreendidas 39 armas, no mesmo período deste ano, foram 89.

A operação desta quinta-feira ocorreu nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Várzea Alegre. Em outubro de 2024, de acordo com dados da SSPDS, Juazeiro do Norte registrou 12 apreensões de armas de fogo; em Crato foram 8; e Barbalha duas. Em 2025, os números saltaram para 33, 15 e 5, respectivamente.

O secretário de Segurança Pública do Crato, coronel Werisleik Pontes, destacou que 2025 tem sido marcado por ações mais integradas entre os órgãos de segurança pública, tanto estaduais quanto municipais. “Essa integração das polícias estaduais com a Guarda Municipal e o Demutran faz com que a gente possa desenvolver ações mais eficazes junto à comunidade”, afirmou.

No Crato, somente em 2025, já foram apreendidas 113 armas de fogo. Em setembro, foram registradas 20 apreensões; em outubro, outras 15. Entre janeiro e outubro, o total supera as 100 armas apreendidas em todo o ano de 2024, representando um aumento de quase 12%.

Pontes ressalta que, com a aproximação do fim do ano, novas ações devem ser intensificadas para retirar de circulação indivíduos considerados nocivos à sociedade. “O objetivo é ampliar ainda mais esse número e garantir maior segurança para a população”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE